Skip to content

Por que a Mercadona não está listada na Bolsa de Valores? Onde está listado então?

21 de abril de 2021

Você já imaginou Por que a Mercadona não está listada em bolsa? Onde está listado então? Hoje vamos responder a essas perguntas brevemente.

Qual é o mercado de ações?

Como o próprio nome indica, a bolsa de valores é um espaço por meio do qual corretoras autorizadas por seus clientes realizam negociações. Essas negociações são efetivamente compra e venda de títulos, que normalmente se traduz na negociação de ações e outros aspectos das empresas.

Os valores referem-se especificamente a direitos parciais, bem definido que uma pessoa / empresa tem sobre uma organização / empresa. Esses títulos geralmente são ações, portanto, as ações são apenas pequenas parcelas / títulos que uma pessoa possui em uma empresa.

As ações são uma parcela delimitada e devidamente dividida do capital social da empresa. Por este motivo, costuma-se dizer que ter um grande número de ações em uma empresa representa um maior grau de poder, antes daqueles que possuem menos ações.

Em qualquer caso, tudo o que se refere ao mercado de ações é complexo, por isso é importante conhecer as funções e objetivos do mercado de ações no mercado, para melhor assimilar essas informações.

O que é o IBex 35?

O IBex 35 refere-se especificamente às 35 empresas com maior número de negócios na bolsa espanhola. O IBex 35 veria a luz em 14 de janeiro de 1992 e mostrou um crescimento exponencial. Hoje diz-se que as empresas que compõem o IBex 25 superam o € 650.000.000.000 de capitalização.

Por isso podemos dizer que as empresas presentes no IBex de 35 estão entre as mais bem-sucedidas de Espanha. É comum ver nomes como Santander, BBVA, Telefónica, Inditex ou Mapfre, entre outros. Em qualquer caso, você nunca verá Mercadona nesta lista.

Pode parecer um tanto contraditório, já que a Mercadona é uma das empresas do maior tradição e sucesso na Espanha. Mesmo assim, a Mercadona não tem cotação em bolsa e não está presente no IBex 35. Isso possivelmente se deve ao fato de haver vantagens e desvantagens em se investir dinheiro em bolsa, mas falaremos sobre isso a seguir.

Por que a Mercadona não está listada em bolsa? Onde está listado então?

Já é fato, muitos sabem que o Mercadona não está listada em bolsa de valoresNo entanto, não é a única empresa que não está presente neste exercício. Na verdade, o El Corte Inglés também não está cotado na bolsa, o que pode parecer contraditório, mas tem muitas razões para estar.

Os proprietários têm mais controle

No caso da Mercadona, sua história e seu fundador falam muito sobre a empresa, já que Juan Roig é quem tem o maior comando da empresa. Juan Roig é herdeiro de uma das maiores empresas da Espanha e desde 1981 adquiriu a empresa e assumiu a responsabilidade principal por ela.

Mercadona Espanha Bolsa de Valores

Juan Roig e seus irmãos são os que carregam o controle quase total da empresa e não precisa do capital de outros. Este é um dos principais motivos pelos quais a Mercadona não está cotada na Bolsa.

Participar do mercado de ações envolve alguns sacrifícios

Quando as ações são vendidas no mercado de ações, os lucros subsequentes devem ser de alguma forma compartilhados. Os acionistas tornam-se investidores, pelos quais os gestores são responsáveis ​​por responder de forma justa entre os membros. Além disso, os maiores acionistas das empresas tendem a ter critérios nas decisões que são tomadas, tornando-se sócios.

Então, onde o Mercadona está listado?

Como apontamos anteriormente, a Mercadona não está listada, de fato, a empresa não há necessidade de ir a público. A Mercadona é uma das empresas com maior capital do país espanhol, o que significa que pode realizar investimentos sem maiores problemas.

O fato de movimentar grandes somas de capital significa que a empresa não precisa estar listada em nenhuma bolsa de valores. Isso também se deve em grande parte à quantidade de supermercados Mercadona que existem na Espanha e ao número de funcionários que possui atualmente, ou seja, já é uma empresa consolidada que não exige investimentos.