Skip to content

Solução: ‘Meu telefone celular não reconhece ou detecta o cartão de memória’

22 de maio de 2021

O capacidade de armazenamento interno Os telefones celulares sempre têm um limite, pois possuem um slot para anexar um cartão de memória externo que aumenta o espaço de memória dos nossos telefones e permite armazenar mais imagens, vídeos e outros arquivos; no entanto, há momentos em que o celular não reconhece ou lê o cartão de memória.

Quando o telefone não é capaz de reconhecer ou detectar o cartão micro SD, como também são chamados os cartões de memória, é necessário saber por que esse problema ocorre, uma vez que existem diferentes tipos de falhas que vão desde um simples movimento do cartão até o dano ou desprendimento de uma das pernas ou pinos que possui.

Procure o problema

Esses tipos de erros são comuns e podem ser de software ou hardware, portanto, a falha pode residir no telefone celular ou no próprio cartão.

Às vezes a memória se move ou simplesmente foi inserido incorretamente e por isso o telefone não o detecta; A primeira coisa que normalmente se faz nessas situações é retirar o cartão de memória, previamente é conveniente desligar o celular, depois ele é inserido novamente no lugar e o telefone é ligado.

Assim que o celular for reiniciado, ele deverá ler a memória e funcionar corretamente, caso contrário, existem outras maneiras de tentar resolver o problema.

Experimente limpar a ranhura!; Os celulares são preenchidos com poeira internamente e o slot do cartão de memória não é exceção, portanto deve ser limpo também, para este processo, repete-se o anterior, retira-se o cartão de memória que é limpo com muito cuidado para um pano seco; em alguns telefones, o slot possui uma bandeja removível que também deve ser limpa com muito cuidado.

Alternativas

Sim neste momento memória permanece não detectada pode exigir um tipo de processo mais complexo e pode exigir a ajuda de um especialista.

Para descartar que o problema não está no slot do cartão e verificar se a falha está no telefone ou no SD, pegamos o cartão de memória e nós testamos em outro dispositivoSeja em outro celular ou em um computador, se o cartão for lido por outro dispositivo, significa que o problema está no telefone; Pelo contrário, se não o ler, é o cartão que está danificado.

Quando o cartão é aquele que adquire as falhas, o objetivo principal é eliminar conteúdo e abrir espaço na memória, excluindo arquivos sem importância, porém o problema pode persistir, neste caso a melhor solução é realizar um formato de memória no qual todos os dados no SD são excluídos, disse que a formatação é melhor para fazer de um computador

Reparo de cartão de memória

A fim de consertar essas falhas É necessário fazer um reparo, em muitos casos as pernas ou pinos se soltam e precisam ser soldados, mas esse processo é complicado e deve ser realizado com extrema sutileza, pois se tocar no pino errado pode piorar, é é recomendado usar o telefone de um técnico.

solução não detecta o cartão de memória

Caso não seja o cartão e sim o telefone que está com defeito, tente outro cartão de memória e insira-o no porta microSD.

Quando é o telefone que não lê nenhuma memória, os pinos são verificados e tenta-se soldá-los da mesma forma; No caso de problemas de software, você pode redefinir o celular para o jeito que veio de fábrica, esta é uma solução extrema já que você está excluindo tudo do celular E além de perder dados de memória, você também perderia aplicativos e outras informações importantes.

Tendo feito qualquer um desses procedimentos O telefone já deve ler um cartão de memória, porém há momentos em que a falha é fatal, caso em que é aconselhável expandir a memória interna do telefone para ter mais espaço de armazenamento.