Skip to content

Qual é o Impacto e a Influência do Meio Ambiente nas Empresas?

17 de abril de 2021

Com o passar do tempo dos seres humanos no planeta, um impacto no meio ambiente foi pronunciado que parece ser muito difícil de reverter, e que cada um dos elementos que interagem com o ecossistema deve começar a se modificar.

Provavelmente, uma das entidades mais importantes que influenciam o impacto na ecologia são as organizações, que têm um propósito no planejamento de sua operação e serviços à sociedade.

É por isso que, há mais de uma década, foi estabelecido na Espanha e até no resto do mundo, uma modalidade de trabalho que garante a melhoria do meio ambiente que cobre o planeta sem mitigar o funcionamento de cada empresa.

Evidentemente, trata-se de um fator importante que até opera dentro de um marco legal, que cada uma dessas organizações deve cumprir para garantir sua produção no tempo.

Qual a importância do impacto das empresas no meio ambiente?

Atualmente existe uma revolução significativa na tecnologia, que teve que ser implementada em cada um dos aspectos que dizem respeito ao ser humano, para permitir a sua evolução e desenvolvimento. desenvolvimento correto de cada uma de suas tarefas.

Desta forma, as tecnologias modernas têm gerado impacto em escritórios, setores industriais e fabricantes, para assim, melhorar a porcentagem de produção de cada uma dessas organizações.

Infelizmente, embora isso possa parecer proveitoso para algumas empresas, para o meio ambiente é significativamente prejudicial, uma vez que é gerada uma maior demanda pelos principais recursos para o ser humano, como água, luz, entre outros.

Um exemplo claro disso são as empresas multinacionais, que cobrem um certo tipo de características e estruturas organizacionais, cuja produção e distribuição em diferentes países aumentam o grau de consumo em todos os seus aspectos.

Devido a cada um destes fatores, cada empresa que atua dentro ou fora do território espanhol deve seguir uma série de leis que vêm sendo implementadas por entidades governamentais e organizações globais, com o objetivo de reduzir o impacto sobre o meio ambiente.

Desta forma, ficou demonstrado que há um atraso nos danos causados ​​aos diversos climas que cobrem o planeta Terra, que a médio e longo prazo irá garantir o renascimento do ecossistema naqueles lugares onde este modo de vida pereceu.

Algumas leis estabelecidas para empresas e organizações que operam globalmente

Se você trabalha em qualquer uma dessas áreas de produção, pode ter percebido que há um período de tempo novas estratégias foram estabelecidas que influenciam direta ou indiretamente o impacto para o meio ambiente.

Um exemplo claro disso são os métodos que várias indústrias têm adotado para reciclar materiais, como papel e papelão, a fim de reduzir a contaminação desses componentes na água e na terra, com o objetivo de atender direta ou indiretamente a esse tipo de regulamentação.

Lei de Responsabilidade Ambiental (26/2007)

Esta é uma lei declarada em território espanhol onde se descreve que qualquer empresa ou organização que com o seu funcionamento prejudique o meio ambiente que a rodeia, será obrigado a repará-lo, e da mesma forma assumir as sanções a que está sujeito.

Protocolo de Quioto

Ao contrário da lei anterior, trata-se de um regulamento instituído pelas Nações Unidas, com o único objetivo de mitigar a liberação de gases poluentes na atmosfera, com o objetivo de reduzir as emissões em 5,2% por país.

lei do protocolo de kyoto

Lei de Resíduos e Solos Contaminados (22/2011)

Esta é uma lei aplicada na Espanha onde cada organização deve entregar cada um dos resíduos poluentes, e por sua vez possuir um conjunto de documentos que suportam cada uma dessas entregas.

Através de inúmeras regulamentações deste tipo que se distribuem por todo o planeta Terra, fica demonstrada a influência da atuação dessas empresas no que diz respeito ao meio ambiente e a importância que deve ser dada à preservação do ecossistema.