Skip to content

Qual é a diferença entre suspensão e hibernação no Windows?

29 de abril de 2021

O sistema operacional Windows apresenta uma lista de programas, comandos e opções através do botão iniciar. Também permite que o computador ative o estado de suspensão e hibernação. Se alguém lhe perguntar qual é a diferença entre suspensão e hibernação no Windows? Você responderia com informações eficazes?

Este artigo permitirá que você esclareça dúvidas sobre o uso de duas opções que nos oferece o menu inicial para podermos preservar o estado do nosso sistema e conservar energia sem desligar o equipamento diretamente.

Em qualquer caso, se você não os utilizar, também existe a possibilidade de habilitar ou desabilitar os modos Hibernar e Suspender. Embora a verdade seja que ambos podem ser muito úteis em algumas circunstâncias.

Qual é a diferença entre suspender e hibernar no Windows?

O botão Iniciar é o mais pressionado pelos usuários do Windows. Por meio dele você pode acessar rapidamente programas e pastas. O botão Desligar também é exibido com opções como: reiniciar, suspender e hibernar.

O que é “suspender” no Windows?

“Suspender” é um processo em que preservar os dados mais atuais do sistema e o computador entra em um estado de consumo mínimo de energia.

Durante este modo, o memória RAM ele permanece operacional e mantém todos os documentos e janelas abertos como estavam antes de ativar a suspensão. É muito útil se você deseja manter seu emprego para voltar a ele mais tarde.

O que é “hibernar” no Windows?

“Hibernar” é um modo de economia de energia que permite armazenar o estado atual do sistema. Portanto, é gerado um arquivo de hibernação que ocupa um espaço no disco rígido. Este modo não produz consumo de energia adicional e quando reiniciarmos o sistema podemos retomar a sessão sem problemas.

Lembre-se de que você pode criar atalhos para Desligar, Suspender ou Hibernar o Windows 10. Algo muito útil se você precisar acessar rapidamente algumas dessas configurações.

Diferenças entre suspender e hibernar no Windows

Com suspensão, o equipamento consome o mínimo de energia, pois passa a funcionar com potência muito baixa. Em contraste, durante a hibernação, não há consumo adicional de energia, mas sim de espaço no disco rígido.

Durante o modo de hibernação, o computador salva o estado atual do sistema na memória volátil e quando o computador é reiniciado, o usuário pode continuar com suas atividades porque as pastas e os documentos estão abertos.

Por sua vez, o modo de hibernar salva o estado atual do sistema no disco rígido especificamente em um arquivo chamado hiberfil.sys. Quando você inicia o computador novamente, a memória RAM carrega os dados armazenados no disco.

Ao ativar o modo de hibernação

Se ativarmos o modo de hibernação, a inicialização do sistema será muito mais rápida do que no modo de hibernação. Isso ocorre porque o disco rígido deve responder ao memória RAM no momento de carregar o arquivo de hibernação. Portanto, a velocidade do disco rígido define o tempo de reinicialização do computador.

É comum que a hibernação seja ativada automaticamente quando o computador não está em uso, enquanto a hibernação sempre precisa ser ativada pelo usuário.

Este modo é usado constantemente por laptops, a fim de economizar bateria. Mesmo assim, também é possível desligar a tela do laptop no Windows 10 sem suspender, mas é algo pouco recomendado, já que o modo é útil para estender a vida da bateria.

Arquivo de hibernação

O arquivo de hibernação pode ocupar muito espaço no disco rígido, mas isso não acontece ao suspender o computador, pois este modo consome apenas energia. Portanto, se o seu laptop permanecer por muito tempo com a bateria em um estado de “hibernação”, ele perderá toda a energia.

Certifique-se de ter espaço suficiente em seu disco rígido para que o estado atual do sistema possa ser armazenado no arquivo hiberfil.sys se você escolher o modo de hibernação.

Desligue o botton

Tal como acontece com o modo de espera, a hibernação pode se tornar útil para dispositivos portáteis. Diante disso, é sempre bom saber os métodos com os quais você pode ativar a hibernação ou suspender o laptop ao fechar a tampa, já que é certamente muito útil para economizar bateria.

Depois de saber a diferença entre suspender e hibernar, qual é o melhor?

A melhor opção dependerá dos requisitos do usuário e das especificações do equipamento, seja desktop ou laptop. Você deve verificar o operação de bateria e o espaço disponível em seu disco rígido antes de escolher.

Se você quiser fazer um breve intervalo de até meia hora, a suspensão será a melhor opção para sua equipe porque você será capaz de mantê-la. “inativo” por um tempinho. Por outro lado, se você ainda não deseja desligar o computador, mas a inatividade vai durar horas, então a melhor opção será a hibernação.