Skip to content

Qual é a definição e a fórmula para calcular a taxa de juros periódica do banco?

27 de abril de 2021

Atualmente com o Crescimento econômico em andamento, é comum a sociedade recorrer regularmente a instituições financeiras, por diversos motivos. Uma entidade bancária ou financeira não é apenas uma instituição para armazenar dinheiro, em um sentido mais amplo os bancos oferecem uma miríade de serviços que incluem a concessão de financiamento parcelado razoavelmente justo.

O financiamento é um dos negócios em que mais influxo econômico Tem, e é que, através dela ambas as partes possam beneficiar, especialmente instituições bancárias, é uma das melhores formas de investimento a médio e longo prazo. Outro benefício fundamental é recebido pelo cliente, que pode obter recursos financeiros por meio de financiamentos especiais.

Qual é a definição e fórmula para calcular a taxa de juros periódica do banco?

Uma taxa de juros corresponde ao preço que o dinheiro tem ao longo do tempo, obviamente imerso no mercado financeiro, seja através do crédito. Existem dois tipos de taxa de juros, uma chamada captura passiva, e o outro chamado recrutamento ativo.

O primeiro tem esse nome porque é o reconhecimento que uma instituição financeira faz a quem deposita dinheiro nela. O segundo é denominado ativo porque é o que a instituição recebe em empréstimos a terceiros.

Períodos e modalidades de taxas de juros

A taxa de juros é estabelecida em períodos, conceituada ao longo do tempo em que é liquidada. Em termos gerais, os períodos mais comuns são: anual, semestral, trimestral e mensal. A modalidade de líquidos é de acordo com o período, é feito anualmente, se for semestral será quitado semestralmente e assim sucessivamente.

Da mesma forma, sua modalidade tem dois aspectos; antecipado e expirado. Isso começa no momento em que os juros são liquidados, no início ou no final do período de capitalização. Geralmente, o mercado financeiro opta por usar a modalidade vencida.

Tipos de taxas de juros e suas fórmulas

Existem dois tipos de taxas que são constantemente utilizadas pelas instituições financeiras, o nominal e o efetivo. A taxa nominal tem uma expressão anualizada e é cobrada por período mensal e trimestral, é obtida multiplicando a taxa periódica pelo número de períodos anuais. Isso pressupõe que os juros gerados não sejam reinvestidos.

Exemplo: Uma taxa de juros de 1% em atraso é igual a uma taxa de 12% NAMV, para a qual a fórmula é usada; periódico nominal = (1- eficaz) 1 / período – 1.

Por outro lado, a taxa efetiva é aquela que já leva em consideração a liquidação de juros junto com suas capitalizações. Seu termo mais comum é o efetivo anual, para transformar uma taxa periódica em efetiva antes de tudo ela deve estar vencida, utilizando a fórmula: efetiva = (1 – nominal periódico) período – 1.

Equivalência de taxas com modalidade diferente e periodicidade igual

É comum que as taxas sejam convertidas, com o objetivo de comprá-las antecipadamente ou vencidas. É importante saber se eles estão em diferentes períodos ou modalidades.

As seguintes equações são apresentadas para quando é necessário converter uma taxa antecipada em uma taxa vencida ou uma taxa vencida em antecipada. A fórmula para a taxa devida é “Iv = ia / 1 – ia” e o fórmula para a taxa antecipada é “Ia = iv / 1 + iv”.

taxa de juros em poupança com dinheiro

Interessado em mercado de capitais É muito amplo, o financiamento mostra compromisso com uma economia desenvolvida, o papel dos pequenos, médios e grandes empresários é fundamental para gerar fontes de emprego e crescimento econômico.

É por isso que o financiamento é a chave para sustentabilidade de longo prazo e vai depender da formulação e aplicação das diferentes taxas de financiamento, cada taxa será ajustada à carteira de clientes; dependendo do histórico de crédito de cada um.

Nesta conjuntura, o poder de financiamento consiste no aplicação de prazosDaí a importância das taxas de juros; pois através deles as modalidades e períodos de liquidez que melhor se adequa a cada instituição financeira. Desta forma, eles podem ser transformados de acordo com a fórmula que precisa ser aplicada, para atender às necessidades de seus intermediários.