Skip to content

Quais são os tipos de fraude bancária e como evitá-la em compras pela Internet?

5 de junho de 2021

Desde o início da quarentena, as compras online se multiplicaram e com elas as fraudes bancárias foram aumentou exponencialmente.

compra pela internet eles têm sido uma grande inovação Há alguns anos, que, devido às circunstâncias que ocorrem no mundo, têm se fortalecido, mas estima-se que todo comprador online pode ser vítima de fraude bancária se não tomar cuidado.

O mundo em que vivemos é governado cada vez mais para a tecnologia, não é incomum descobrir crimes mais sofisticados. As vendas e compras online tornaram-se essenciais, desta forma, novos métodos de fraude ganham vida.

Os golpes bancários assumiram formas novas e diferentes durante a quarentena, por meio de mensagens de texto, e-mails e páginas da web, criminosos encontraram maneiras de golpear aos usuários do banco.

Tipos de fraude em compras online

Ao fazer compras online, podemos encontrar fraude bancária ou crimes como roubo de identidade, roubo de cartão e outros. Os principais tipos ou modalidades usados ​​por golpistas são:

Tráfico ilegal de dados pessoais: É comum acontecer nas redes sociais, por meio de publicações por meio delas, principalmente no Facebook e Instagram, que os golpistas oferecem todo tipo de serviço, como contas Netflix ou procedimentos de documentação fictícia.

A modalidade para a prática deste crime é deixe um número do WhatsApp onde eles fornecem mais informações e, em seguida, instruir a vítima a depositar dinheiro em uma conta bancária para fornecer-lhes o procedimento, que eles nunca realizam

Fraude de computador: Os golpistas enganam os usuários por meio de e-mails ou mensagens de texto, nas quais solicitam a atualização de seus dados para realizar qualquer operação ou tipo de compra online.

Eles costumam deixar um link que aparentemente os redirecionará para o site do banco que realmente é. uma página falsa para roubar os dados bancários.

Operação bancária fraudulenta: Isso é feito por meio de “Ofertas incríveis” que tentam os usuários. A modalidade dessas fraudes bancárias é direcionar os compradores para páginas falsas onde dados desnecessários serão solicitados para fazer compras online, dados como senhas de bancos ou nomes de usuário.

Dicas para evitar fraudes bancárias em compras online

Em relação às compras online, não é necessário que o vendedor ou a página onde será feita a compra peça sua senhaQualquer compra pode ser feita online apenas com o seu nome, os 4 números no verso do seu cartão e a data de validade.

Em caso de receber ligações suspeitas do “banco”, o melhor é ir pessoalmente ao banco ou numero de telefone oficial do mesmo.

Distinguir um banco oficial ou página de compras de uma réplica usada para realizar fraudes bancárias é extremamente simples e pode evitar que sejamos vítimas dessas fraudes bancárias, basta verificar se o https: // é verde e verificado.

Não clique em emails “Spam” vindo do banco ou de qualquer outra instituição também é outra forma de nos cuidarmos desses crimes, pois e-mails de páginas oficiais eles nunca chegam a essas bandejas de “spam” ou “lixo eletrônico”.

A fraude bancária em compras online pode ser interrompida?

De acordo com as estatísticas de cada dez compras online, estima-se que 3 destas acabam em fraude bancária. Golpistas ou criminosos procuram atrair a atenção de certos usuários de bancos a fim de obter suas informações confidenciais e assim receber um benefício ou situação vantajosa para si mesmo.

Infelizmente eles não podem pare de golpes, fraude bancária ou outros crimes que ocorrem através de compras online, em grande escala. À medida que aumentam as ferramentas para fazer essas compras, novas modalidades criminosas surgem.

senhas para evitar fraude

Como usuários, é nossa obrigação evite esses tipos de golpes seguindo as dicas citadas.

Ao enfrentar uma possível fraude, é melhor trabalhar como comunidade e informar o número de telefone, email ou nome da pessoa que está tentando cometer fraude, desta forma poderemos proteger nossa identidade e evitar sermos vítimas de um golpe.