Skip to content

Quais são os requisitos necessários para obter o seguro-desemprego? Como Obter Seguro Desemprego

14 de junho de 2021

No momento o níveis de desemprego continue aumentando. Se somos um dos que perderam o emprego, felizmente em alguns países da América Latina, como o Chile, temos seguro-desemprego que nos protege como trabalhadores sendo demitidos em uma empresa. Com isso, podemos contar com alguns recursos que nos darão uma folga no sentido econômico. Quais são os requisitos necessários para receber o seguro-desemprego? Já sabemos e iremos repassá-los a você em breve.

Características do seguro-desemprego

O responsável pelo cumprimento deste seguro é o Administração de fundos de demissão. Se um trabalhador for regido pelo código do trabalho, o órgão governamental protegerá aqueles que têm contratos permanentes. Se tivermos contrato a termo ou prestação de serviços, também teremos o benefício. O Seguro Desemprego concede-nos, como trabalhadores desempregados, benefícios múltiplos ao qual teremos acesso.

Nestes temos: uma quantia em dinheiro, abonos de família, segurança social e benefícios de saúde, bolsas de formação e autorização de acesso à Bolsa Nacional de Emprego.

Os trabalhadores anexado ao AFC Possuem conta individual de desemprego, onde o empregador contribui com uma contribuição mensal considerada para o seguro do trabalhador. Se este tiver contrato permanente, deverá contribuir com 0,6% ao mês.

Se estamos desempregados, podemos ter o dinheiro acumulado nesta conta. Para eles, faremos um repasse mensal que vai depender do percentual de remuneração. Além disso, se for necessário e estivermos em dia com a arrecadação, podemos ir para o Fundo de Solidariedade para o Desemprego, cujo fundo é apoiado pelos empregadores e pelo Estado.

Fundos necessários para coletar o seguro-desemprego

Para que este seguro possa ser utilizado, como trabalhadores devemos estar desempregados. Além disso, se estivéssemos em um prazo fixo, acumulamos pelo menos seis cotações.

Por outro lado, se nosso contrato era por prazo indeterminado, a contribuição mínima exigida é de doze citações em conta individual. São cobranças obrigatórias para a cobrança do seguro, presencialmente ou pela internet. Mas, você deve sempre ter o percentual desse seguro calculado a cada mês, para manter um registro.

Por outro lado, devemos apresentar alguns documentos que confirmam o credenciamento de emprego de que éramos responsáveis. Pode ser o acordo, a carta de demissão ou a carta de demissão. Além disso, são factíveis documentos que comprovem nossa presença na Inspeção do Trabalho, certidão expedida por esta entidade ou decisão judicial.

Como faço para obter meu seguro-desemprego?

Se tivermos internet, podemos coletar o seguro desta forma acessando a página oficial da AFC e nos encaminhando para a Agência Virtual. Encontraremos um link para coletar o seguro e clicar em “Solicitar”. Ele nos pedirá uma chave de segurança que deveríamos ter criado anteriormente, para preencher as informações necessárias.

assine um documento com algumas contas ao lado

Anexamos e enviamos os documentos para aguardar sua revisão. Dentro de três dias enviar-nos-ão um email onde saberemos se o nosso pedido foi aprovado ou, pelo contrário, rejeitado.

Seguro-desemprego também isto Podemos cobrar pessoalmente. Para tal, devemos dirigir-nos à sucursal da AFC, onde nos solicitarão os documentos e antecedentes necessários para a continuação do processo. Em caso de aprovação, seremos informados da forma de pagamento e das datas em que será efetuado.

Se você está pensando em fazer uso disso, acumula todos os requisitos para a cobrança do Seguro Desemprego. Neste post já os mostramos e indicamos como você pode cobrar. Essas informações também podem ser úteis para seus amigos, portanto, não se esqueça de compartilhá-las com eles.