Zoom é um software de videochamada e reunião virtual que funciona em vários dispositivos. Seu uso teve um aumento considerável desde o início da quarentena, já que muitas pessoas o utilizam para se comunicar. Agora, da mesma forma que o uso desse aplicativo aumentou, aspectos negativos também surgiram. Continue lendo para saber o que problemas de segurança com o aplicativo Zoom.
Quais problemas de segurança o aplicativo Zoom tem?
Graças à facilidade de uso e configuração, bem como a sua download grátis; permitiu que o Zoom se posicionasse rapidamente como o aplicativo ideal para videoconferências, reuniões, aulas virtuais, etc. Mas esse mesmo processo trouxe à tona uma série de falhas de segurança. Estes são os problemas de segurança mais comuns:
Política de privacidade de zoom
Um dos problemas de segurança do aplicativo Zoom é que ele é vulnerável a ataques de vários crimes cibernéticos. Expor informações pessoais e, como consequência, a segurança dos usuários. Por exemplo, a política de privacidade da Zoom tem sido altamente questionada; uma vez que facilitou o tratamento de dados pessoais; sem grandes restrições ou mantendo a confidencialidade.
Mecanismos anti-violação do software
Outro problema de segurança tem a ver com Mecanismos anti-violação no software Zoom. Embora tenha tais mecanismos de segurança; estes podem ser corrompidos facilmente. Até mesmo o mecanismo anti-violação pode ser desabilitado e, caso contrário, uma versão maliciosa pode ser colocada. Em outras palavras, existe um alto risco de manipulação do software por terceiros.
O instalador do aplicativo Zoom inclui malware
Foi deixado claro pela Trend Micro que o Zoom incluiu um malware em uma das versões do instalador do aplicativo. Esta é uma mineração de criptomoeda maliciosa. Por isso, sugere-se o uso de um antivírus poderoso que pode proteger o seu computador; além de evitar links para download de redes sociais, e-mails ou pop-ups.
Roubo de conta
Há um alto risco de as contas do Zoom serem facilmente sequestradas; ainda mais se o e-mail for fácil de descriptografar ou for um endereço conhecido. Também resulta com maior risco no caso de contas comerciais; já que o Zoom permite o uso do e-mail da empresa para outros usuários do mesmo domínio. Pelo que poderia ser roubado em massa, a Zoom contabiliza uma determinada empresa.
Problemas de segurança com salas de espera
O objetivo da sala de espera é garantir maior segurança, uma vez que apenas o anfitrião admite outra pessoa na reunião. No entanto, o aplicativo Zoom registrou sérios problemas de segurança com esse método; ao ponto que eu seie foi proibido de usá-lo para melhorar as configurações de segurança.
Outras falhas de segurança que o aplicativo Zoom tem
Também foi descoberto que os usuários do Zoom in Computadores Mac; Eles são expostos a hackers que acessam o microfone e a webcam.
Outro problema detectado pelo jornal O jornal New York Times, é que o Zoom se conecta automaticamente e sem consentimento; das contas de seus usuários aos perfis da plataforma LinkedIn.
Todos esses problemas de segurança, tem o App Zoom; o que motivou vários governos, empresas, escolas e outros usuários a abandonar este aplicativo
É perigoso usar o Zoom por causa desses problemas de segurança?
A resposta para esta pergunta Vai depender da finalidade para a qual o aplicativo é usado. Se servirá para dar aulas virtuais ou para encontros casuais. Como já referimos, a facilidade de utilização desta aplicação e o número de participantes que permite; continua a posicioná-lo como uma boa alternativa. Portanto, é importante proteger seu computador com bons programas antivírus.
Também é importante saber que a Zoom emitiu uma declaração na qual reconhece suas falhas e anuncia que vários já foram corrigidos. Enquanto outros problemas de segurança estão sob revisão para podermos resolvê-los o mais rápido possível.
É importante que analise as questões de segurança com cuidado e considere se eles afetam você significativamente. Da mesma forma, poderá ficar de olho nos anúncios oficiais da Zoom, para conhecer as soluções e as novas configurações e políticas de privacidade.