Skip to content

Quais são os diferentes tipos de chaves e criptografias para melhorar a segurança do WiFi?

9 de junho de 2021

Atualmente, nesta era da tecnologia, a maioria dos usuários tem acesso à internet por meio de um roteador com conexão Wifi sem fio e assim conseguem entrar na web através do telemóvel ou do computador. No entanto, alguns usuários não autorizados conseguem se conectar ao nosso roteador e navegar usando nossa internet; porque os tipos de chaves e criptografia para segurança WiFi não são modificados. Se você deseja melhorar a segurança da rede wi-fi; Recentemente, fizemos um tutorial sobre esse tópico para ajudá-lo.

Além disso, hoje também existem ataques de rede onde eles podem extrair a senha do nosso roteador; assim como existem muitos aplicativos projetados com o propósito de hackear nossa rede de internet. Mas não se preocupe com isso; Neste post conheceremos os tipos de senha que podemos configurar em nosso roteador WIFI e assim garantir maior segurança.

Tipos de chaves e criptografia para segurança WiFi Insegura

Redes sem chaves ou abertas: São aquelas redes que não contêm nenhuma senha e que possibilitam o acesso de qualquer pessoa à sua rede. Essas redes são completamente inseguro, pois permitem que qualquer usuário se conecte e capture o que é enviado; Eles podem obter todas as suas informações e a conexão pode ficar pesada.

Criptografias WEP: Essa criptografia foi uma das principais para proteção de rede. No entanto, esta criptografia apresenta falhas em ter uma segurança escasso e frágil; Embora seja verdade que antes essa criptografia funcionava, hoje o poder do sistema do computador e os diferentes aplicativos que descriptografam essas senhas, essa criptografia é considerada insegura e vulnerável. Você deve aprender a configurar uma rede sem fio Wi-Fi, nesse sentido tentamos facilitar a vida e fizemos um passo a passo para que você resolva em um minuto.

Criptografias seguras para Wi-Fi

Cifras WPA: Essa criptografia foi criada para superar as dificuldades da criptografia WEP. Este sistema oferece muitas opções que são:

  • WPA-Personal: Este WPA usa um sistema de chaves pré-compartilhadas ou PSK que é onde o proprietário insere sua senha e outros usuários podem se conectar se eles tiverem essa senha.
  • RAIO: Este sistema é baseado no fato de que cada usuário tem senhas diferentesEm outras palavras, o proprietário deve autenticar os diferentes usuários, oferecendo-lhes diferentes senhas.

Criptografias WPA2: Este sistema, ao contrário do anterior, melhora o desempenho e a segurança. Essa criptografia também possui chaves pessoais e sistemas RADIUS para que possam gerenciar as redes. Deve-se notar que este sistema é superior ao anterior.

Tipos de criptografia (TKIP / AES) em WPA2 e WPA

As senhas WPA e WPA2 usam duas cifras diferentes, que são: AES e TKIP. Nestes casos, cada um dos usuários deve escolher qual usar de acordo com a compatibilidade dos dispositivos a serem utilizados. No entanto, se o que você quer é ter um alta segurança de rede, criptografia AES oferece maior performance, isso além de dar a eles melhor segurança, suporta uma velocidade maior que o TKIP.

Configure os tipos de chaves e criptografia para a segurança do seu WiFi

chave de segurança de um roteador

Para maior segurança e velocidade em seus dispositivos, eles devem configurar rede como WPA2. Esta criptografia irá permitir-lhes um segurança máxima do seu roteador. No entanto, ao inserir a senha, ela deve ser única e fácil de lembrar e inseri-la em qualquer outro dispositivo.

Uma senha de segurança máxima pode incluir letras, números, letras maiúsculas e sinais especiais. É importante notar que esses sinais especiais podem complicar outras pessoas descriptografam as chaves do roteador.

Além disso, existem truques que podem fazer com que sua senha seja protegida, por exemplo, as letras “a” podem ser substituídas por “@”, a letra “e” pelo número “3” e a letra “i” pelo número 1; adicionar números semelhantes a algumas letras pode ser um boa dica de segurança.

Alguns especialistas garantem que o local onde o roteador familiar é colocado, pode afetar a segurança do nosso Wi-Fi, por isso fizemos uma revisão sobre os locais onde não se deve colocar um roteador.

Agora que você sabe que ter sua rede Wi-Fi gratuita pode gerar grandes problemas, como outros usuários extraindo suas informações pessoais, então não se esqueça de criar suas próprias medidas de segurança como os descrevemos aqui; para ter um melhor desempenho e segurança da sua internet. Se gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário, também pode comentar com a família e amigos.