Skip to content

Quais são as principais características das empresas globais ou multinacionais?

1 de junho de 2021

Uma empresa multinacional ou transnacional é a empresa que conduz suas atividades comerciais em escala internacional. No início, foi estabelecido em um país de origem, mas com o passar do tempo se espalhou para mais países do mundo, isso através de empresas coligadas.

É constituído por uma base ou empresa-mãe, que é aquela estabelecida num país de acordo com as suas legislações locais. Existem diferentes formas de formação de empresas transnacionais, seja por grupos de uma determinada empresa, seja por meio de fusões.

Essas empresas transnacionais têm o foco em fazer negócios globalmente, buscando maximizar seus lucros como um todo. Têm estratégias comerciais que são controladas e desenhadas, a partir da filial matriz, mas com o objetivo de aproveitar as comparações que possuem, esta relacionada aos seus custos de produção, ao comportamento dos consumidores locais, ao regime tributário e às cadeias de distribuição em geral.

Uma vez explicado que se trata de uma empresa transnacional, podemos nos aprofundar no que nos corresponde, quais são as principais características das empresas globais ou multinacionais? vamos explicar cada ponto que caracteriza as empresas internacionais.

Eles são descentralizados

Isso pode variar dependendo da empresa, devido à sua magnitude, empresas multinacionais além da sede, possuem outros pontos de grande importância, onde dependendo de cada empresa as decisões podem ser tomadas ou não. Agora veremos uma categoria de empresas com relação ao seu grau de descentralização.

Policêntrico

Este tipo de empresa, tem mais de um centro onde são levados decisõesIsso é benéfico, porque o centro dos pais também não compreenderá a situação local.

Geocêntrico

Nesse sentido, as decisões são tomadas apenas na sede. Existe outro tipo semelhante que é chamado de etnocêntrico, neste último a cultura da sede é considerada superior à das demais sedes.

Parceria com empresas locais

As empresas transnacionais decidem constantemente se associar ou comprar de outras empresas locais, isso porque têm os mesmos produtos voltados para o mesmo público. Nestes casos, as empresas transnacionais decidir comprar ou fazer parceria com empresas locais, isso a fim de monopolizar o mercado naquela região.

Como eles distribuem

Em geral, grande parte da produção das empresas transnacionais, começar no país onde a sede está localizada, mas a assembleia é realizada na sede de cada país. Isso também está relacionado às legislações de cada país, onde exigem que parte da produção seja em território nacional, isso ajudando a gerar empregos.

Eles estão cientes dos regulamentos de cada país onde estão presentes

No plano das empresas transnacionais, está o conhecer as regras, costumes e leis dos países onde estão. Além dos padrões globalizados, como qualidade dos produtos, objetivos da empresa, cumprimento dos padrões sociais e convivência. Eles têm que cumprir a legislação de cada paísDessa forma, eles podem ter sucesso na nação.

mão assinando um papel

Eles têm variedade em seus produtos

Além de quererem ter um grande market share, as empresas transnacionais têm e expandem uma ampla gama de produtosUm exemplo claro é a Yamaha, que tem de tudo, desde instrumentos musicais a dispositivos eletrônicos. Isso depende de qual é a estratégia da empresa e da análise de mercado que eles fizeram.

Também deve ser notado que a existência de empresas transnacionais tem sido criticada, alegando várias desvantagens que isso pode trazer. Pois, esses causam grande dano ecológico devido às importações em grandes navios cargueiros, eles prejudicam a economia porque o mercado é de um pequeno grupo de empresas, portanto, se uma delas cair, a economia entra em colapso e eliminar a diversidade cultural.