Skip to content

Quais são as diferenças entre os cartões SIM, MicroSIM e NanoSIM? Qual é o melhor?

14 de abril de 2021

A seguir, falaremos sobre quais são as diferenças entre os cartões SIM, MicroSIM e NanoSIM Qual é o melhor? Hoje você saberá a resposta.

O que são cartões SIM?

A história dos cartões SIM remonta a década de 70. De qualquer forma, eles veriam a luz do dia na década de 1990, mas a tecnologia foi padronizada no início de 2000.

A tecnologia é utilizada dentro de redes GSM, presentes na maioria das nações, por isso é muito comum ver Cartões SIM de vários tamanhos. Da mesma forma, as capacidades mudaram ao longo dos anos. Inicialmente os cartões tinham capacidades de 8 kB, mas hoje podem ser encontrados cartões SIM de até 256 kB.

Quanto à sua função, são capazes de armazenar informações, mais especificamente, costumam salvar informações de linha de nossos telefones celulares. Da mesma forma, sua capacidade ampliada também permite que você salve contatos no cartão SIM, algo especialmente útil para salvar aqueles contatos muito importantes.

Diferenças entre os cartões SIM, MiniSIM, MicroSIM e NanoSIM

Como você certamente sabe, existem diferentes tamanhos de cartões SIM, temos o cartão SIM clássico, o cartão MiniSIM, o cartão MicroSIM e o cartão NanoSIM. De qualquer forma, logo de cara, avisamos que a única diferença considerável entre tudo isso é o tamanho.

Cartões SIM

O cartão SIM convencional tem o tamanho típico de um cartão de crédito e surgiu em 1991. Desde então, está integrado em múltiplos aparelhos e seus usos são diversos, estando presente em cartões de crédito / débito e também em telefones celulares (em suas versões reduzidas).

Quanto à capacidade, é muito variada, as primeiras versões desses cartões tinham capacidades perto de 8 KB, mas isso tem mudado com o tempo.

A possibilidade de inserir um cartão SIM em um Samsung Galaxy A30, A40, A50 ou qualquer outro dispositivo móvel torna esta tecnologia muito importante. Mas isso foi possível nas versões menores.

Cartões MiniSIM

Os cartões MiniSIM se tornaram o primeiro padrão para dispositivos móveis, uma vez que tinham um tamanho bem pequeno. É aquele cartão típico encontrado nos celulares mais antigos.

Existe uma certa confusão em relação a este cartão, visto que a maioria das pessoas chama os cartões SIM de cartões MiniSIM. Tudo isso pode ser devido ao fato de que o uso de cartões SIM de tamanho normal está desatualizado. Em qualquer caso, para se referir aos maiores cartões usados ​​para telefones celulares, você deve usar o termo MiniSIM.

Cartões MicroSIM

Os cartões MicroSIM tornam-se um Tamanho médio em relação aos cartões MiniSIM e cartões NanoSIM. Seu uso se tornou muito comum há alguns anos, embora o uso de cartões SIM tenha sido direcionado principalmente para a redução de tamanho, então os NanoSIMs são comuns atualmente.

nanosiim minisim cartões microsim

Mesmo assim, existe a possibilidade de cortar um cartão SIM no MicroSIM ou nano de uma forma simples, mas é algo que deve ser feito com muito cuidado.

Cartões NanoSIM

Poderíamos dizer que os cartões NanoSIM são o padrão atual em dispositivos móveis. Isso começou a ser visto de forma ainda mais recorrente a partir de 2012, quando se tratou do mundo dos celulares.

O futuro do cartão SIM

Muito se tem falado sobre o chamado eSIM, que para muitos será o futuro dos cartões SIM. Resumindo, os cartões eSIM são a versão digital de uma vida.

Em outras palavras, podemos ter todas as vantagens que os cartões SIM nos oferecem sem a necessidade de um backup físico. É muito conveniente economizar recursos e também pode ser especialmente útil ter várias linhas em telefones celulares.

É uma tecnologia muito nova e não é o padrão atual, mas é importante notar, pois muito provavelmente se tornará a norma em alguns anos. Portanto, você pode não ter mais que recorrer à remoção do SimCard do seu iPhone sem a chave.