Skip to content

Quais são as diferenças entre custo e orçamento em uma empresa?

13 de junho de 2021

Custo e orçamento são palavras que podem ter o mesmo nome, mas não são, existem semelhanças em pequenos fatores, mas não totalmente. Neste artigo vamos falar sobre a diferença entre custo e orçamento, mas primeiro daremos conceitos de ambos para um melhor entendimento.

Qual o custo?

Custo em definição, representa o valor que é dado a um consumo de fatores de produção dentro de uma atividade comercial. Os custos são pendentes, geralmente coincidem com recursos financeiros já executados no andamento de uma atividade como salário, matéria-prima, entre outros.

Tipos de custos

Em seguida, queremos mostrar a você o tipos de custos que existem de acordo com sua abrangência e desenvolvimento, para assim entender melhor o que isso implica.

  1. Custos industriais que estão relacionados ao método de produção.
  2. Custos da empresa que geralmente são abrange a organização da classe financeira.
  3. Custo de desenvolvimento com foco na venda e distribuição do produto.
  1. Despesa fixa que não afeta a produção de forma alguma.
  2. Custos desiguais que, ao aumentar a produção, aumentam os gastos.
  3. Custa que eles não são tão desiguais, uma vez que não afeta ou impacta a empresa, uma vez que são graduais ou progressivos.
  • Relação entre artigo e produção
  1. Despesas indiretas que são custos que afetam a produção.
  2. Custos diretos que afetam serviços e produtos de uma maneira particular.

Qual é o orçamento?

O orçamento é o plano de atividades e recursos de uma empresa que se expressa para atingir em um período de tempo um objetivo, declarado em forma monetária. Organizar um orçamento é planejar o que se quer adquirir com o dinheiro no futuro e quais os fatores que se estabelecem para não ficar fora dele.

Tipos de orçamento

  • Orçamento de fluxo de caixa: Fluxo de caixa é o orçamento recomendado para pequenos lojistas, seu objetivo é de curto prazo devido às receitas e despesas do dia.
  • Orçamento mestre: Todos os modelos de custos existentes para grandes empresas que possuem valores globais nas contas estão incluídos neste orçamento.
  • Orçamento de produção: Nas operações de compra e venda este tipo de orçamento é feito, consiste em que a parte que promove o produto especifica dados, tais dados são expostos em um documento especificando mão de obra, trabalho subcontratado, matéria prima.
  • Orçamento operacional: É a encarregada de recolher dados financeiros para prevenir a atividade futura de uma empresa, tendo em conta o maior número de variáveis.

Diferenças entre custo e orçamento

A seguir mostraremos as diferenças que existem entre esses dois aspectos fundamentais em uma empresa, pois assim você terá tudo mais claro.

  • O orçamento é definido como o conjunto de previsões que se baseiam no planejamento estratégico, com base no controle de recursos.
  • O custo é um elemento histórico que se desdobra de acordo com as tarefas diárias.
  • Os orçamentos são adaptáveis, uma vez que são limitados por valores, como folha de pagamento ou materiais que estão aumentando suas áreas essenciais no negócio.
  • O custo é para uso instantâneo.
  • O orçamento é para períodos de tempo curto e longo prazo.
  • Os recursos financeiros ou orçamento são desenvolvidos em diferentes períodos de tempo pensando no futuro.
  • Custeio é um quantificação de investimento de um período presente ou passado.
  • O orçamento parte de uma conta e dimensiona-se até ao âmbito funcional da empresa ou empresa, tendo em conta os custos, os prós e contras e a aplicação de fundos para a sua realização.

gastos e projeção

  • O propósito do custo envolve a avaliação e análise de despesas o que é incorrido em um determinado produto.
  • Na hora de fazer o orçamento são levadas em consideração receitas, despesas e desembolsos, além de observar a perspectiva de mercado.
  • Para determinar um resultado, os documentos de custo histórico são usados ​​para determinar uma nova estrutura.
  • Um orçamento planejado é adequado e eficaz para a empresa e, portanto, tem um controle garantido de recursos, tendo como resultado um maior potencial em grandes áreas.

Inteligente! Concluímos com as diferenças que determinam o orçamento de custos, esperamos que você possa usar essas informações para gerar benefícios de longo prazo.