Skip to content

Quais são as desvantagens e vantagens do Imposto sobre Valor Agregado (IVA)

30 de maio de 2021

O imposto sobre valor agregado (IVA) Já existe na sociedade muito antes que você possa pensar. Começou a ser usado nas civilizações egípcia e ateniense e após a Segunda Guerra Mundial o IVA já estava presente em muitos países.

O IVA tem se mostrado uma excelente forma de o Estado manter seus cofres e reembolsá-los por meio de políticas públicas à população. Quer pretenda desenvolver comercialmente ou se já tem a sua própria empresa, é um imposto que você não pode perder de vista.

O que é o imposto sobre valor agregado (IVA) e por que ele é tão importante?

Quando se fala em IVA, se refere a um imposto que serve ao Estado para obter recursos econômicos. Estes são destinados ao reinvestimento no país e à manutenção das suas funções normais. Isso implica desde a melhoria dos serviços públicos até o salário dos servidores públicos.

É justamente por isso, aliado ao seu caráter estatal, que é regulamentado pela Lei 37/1992 e é isso que determina seu funcionamento.

Da mesma forma, embora o contribuinte sejam comerciantes e profissionais, que aplicam um aumento em bens e serviços, é toda a população que paga. Esta é a porcentagem adicional que deve aparecer em todas as faturas.

É fundamental ter em mente que essas pessoas apenas “cobram” e que todo esse dinheiro deve ser consignado na forma de imposto a cada 3 meses. Este fluxo constante de dinheiro que permite a troca de bens e serviços deve-se justamente ao trabalho do Estado e esta é a sua forma de o continuar a fazê-lo.

Quantos tipos de IVA existem?

existir três tipos de imposto sobre valor agregado (IVA) do qual depende a porcentagem que é aplicada ao preço de venda. O geral, que se aplica à grande maioria dos bens e serviços, é de 21%.

Por outro lado, o reduzido e o superreduzido privilegiam certas áreas com 10% e 4% respectivamente. O primeiro refere-se a vendas de produtos agrícolas e transporte, enquanto o segundo refere-se principalmente a suprimentos médicos.

Quais são as vantagens do imposto sobre valor agregado (IVA)?

As vantagens têm se mostrado muito amplas e lucrativas, tanto para o Estado quanto para os próprios usuários. Entre os mais dignos de nota, destaca-se em primeiro lugar a grande capacidade de arrecadação que promove.

Da mesma forma, por sua própria operação, supõe um conhecimento detalhado das atividades realizadas. Da mesma forma, permite alguma flexibilidade para tributar e deduzir certos itens para estimular o desenvolvimento em áreas específicas e gerais.

Já que é um mecanismo de coleta indireta, não supõe um excesso de burocracia burocrática em contraste com o alto nível de cobrança. Da mesma forma, envolve toda a população nas políticas financeiras e tributárias.

porcentagem de impostos de IVA

Permite a incorporação de elementos eletrônicos avançados, projetados para uma melhor gestão dos recursos e maior facilidade de uso. Para o empresário em particular, pode favorecer certas deduções legais de acordo com o tipo de tributação de um determinado item.

Quais são as desvantagens do imposto sobre valor agregado (IVA)?

Claro, nem tudo é rosado e o IVA implica certos aspectos que podem gerar alguns inconvenientes que neste momento não ultrapassam a magnitude dos seus benefícios.

A principal desvantagem está no Dificuldade em definir este imposto de forma neutra. Dessa forma, muitas vezes a incidência do imposto acaba sendo maior nos setores de baixa renda.

Da mesma forma, a cobrança do imposto tende a se complicar muito com os varejistas. Isso se deve tanto à evasão direta quanto à suposta complexidade de manter registros contábeis adequados.