Skip to content

Por que o celular não deve ser carregado com a tela ligada?

15 de abril de 2021

Hoje veremos por que o celular não deveria ser carregado com a tela ligada. A bateria é uma das coisas mais importantes do aparelho se formos pensar a longo prazo. Obviamente, se a bateria do nosso celular se deteriorar e não durar, será muito difícil para nós usá-lo.

Não é nada agradável sair de casa com bateria 100% e depois de algumas horas a gente fica sem nada, certo? O simples fato de ter que conectar constantemente o telefone ou procurar uma entrada USB para ter alguma bateria não é confortável nem prático.

Se a bateria do seu celular se deteriorar muito, obviamente vai durar muito menos, complicando o nosso dia a dia. O que significa que a vida útil do seu dispositivo acabaria. Nesse caso, você teria duas opções: trocar a bateria ou comprar um novo telefone.

Nunca carregue o telefone com a tela ligada

A vida da bateria é determinada por ciclos de carga. Isso significa que quanto mais vezes o carregamos, menos ciclos de carga ele tem disponíveis. Mesmo para aqueles que usam o carregamento rápido, eles ajudam a drenar muito mais rápido. Isso é comum porque mais energia é usada em um curto período de tempo.

Não importa se o telefone é compatível com o Quick Charge, qualquer coisa que fizermos que exija uma carga muito maior do que o normal contribui para um consumo mais rápido da bateria. É por isso que é melhor usar o carregamento normal.

Uma das coisas que mais consome bateria em nosso aparelho é a tela. Quanto mais tempo o tivermos, menos sua autonomia durará. Muitas pessoas decidem continuar usando o telefone durante o carregamento. Mesmo aqueles que deixam a tela ligada.

Isso é um erro sério porque você não está apenas consumindo muita energia. Caso contrário, ter a tela ligada leva muito tempo para carregar o celular, já que é de longe o que mais consome bateria.

O que isso faz é que a intensidade de carga é maior para tentar compensar o consumo de corrente (tela ligada) e chegar a 100%. Obviamente, o que isso gera são danos à bateria que se acumulam gradativamente.

tela do celular ligada

Não carregue o celular com a tela ligada

Portanto, o ideal ao carregar a bateria do seu aparelho é não usá-la diretamente. No caso de você querer que eu carregue o mais rápido possível. O que você pode fazer é desligá-lo por um tempo prudente e pronto.

Quanto menos energia você usa, menos intensidade de carga terá e mais rápido chegará a 100%. Portanto, a conclusão a que chegamos é que quanto mais você usa o telefone quando ele está carregando, maior a intensidade da carga para chegar a 100%, o que deteriora muito a bateria.

O ideal é carregá-lo sempre que for necessário, estritamente necessário e não antes. Caso queira economizar bateria em casa, você pode usar aplicativos como o WhatsApp Web.

Dessa forma, você pode responder a todas as mensagens sem nem mesmo desbloquear o telefone, o que ajuda a economizar uma grande quantidade de bateria e evitar ter que ligar o telefone com mais frequência do que gostaríamos.

Lembre-se de que não importa a qualidade do dispositivo. Se você não aprender a cuidar dele, não vai durar tanto quanto pode. Se você ainda tiver alguma dúvida ou quiser nos deixar uma sugestão. Você pode fazer isso na seção de comentários que você encontrará um pouco mais abaixo.