Skip to content

Para que serve o protocolo do modelo OSI, como funciona, características e suas camadas?

17 de abril de 2021

Caso você esteja se perguntando como as redes trocam dados ou se conectam entre si, aí vem o modelo OSI. Hoje vou mostrar para que serve o protocolo do modelo OSI. De acordo com as características que lhe são atribuídas por um fabricante ou desenvolvedor, podemos saber que os protocolos de rede são diferentes.

Eu vou te mostrar como padrões definidos pela ISO, fornecem melhor operação e mais compatibilidade entre a ampla variedade de tecnologias de rede. Convido você a continuar lendo sobre o Protocolo de modelo OSI, para que você aprenda como as informações trafegam de um aplicativo para outros computadores pela rede.

Como funciona o protocolo do modelo OSI?

O protocolo do modelo OSI trabalha diretamente com suas 7 camadas, nas quais se dividem a laboriosa informação digital e seu processo de comunicação. É algo como localizar o número da versão do Android ou encontrar a chave de produto do Windows Server facilmente.

As 7 camadas que são responsáveis ​​pela operação do protocolo OSI diferentes funções específicas são atribuídas a ele, para que você possa fazer seu trabalho corretamente. Portanto, quando você envia informações de um computador para outro, as camadas do modelo OSI funcionam para que este em formação ser totalmente recebido.

As camadas do protocolo do modelo OSI e suas características

Camadas no protocolo do modelo OSI são responsáveis ​​por trabalhar e administrar a parte física da conexão na rede, como roteamento, comunicação, entre outros.

Fisica

A primeira camada que encontramos é a camada física. É responsável por trabalhar apenas com os elementos que são físicos na parte de conexão. Trabalhos voltados para a parte eletrônica de modo que a informação na forma de bits é direcionada de um lugar para outro.

O link de dados do protocolo do modelo OSI

Na camada 2 encontramos o enlace de dados, que é responsável por endereçar os dados físicos, detectando erros no transmissão e acesso ao meio. Aqui os bits são construídos com todas as informações, juntamente com os demais elementos, para que o trabalho de transmissão das informações seja executado corretamente.

O elemento que funciona com esta camada é o roteador ou também conhecido como switch, trabalha para enviar e receber informações. Daí a importância de escolher um bom roteador, por exemplo, escolher o melhor roteador de banda dupla para maior alcance da Internet.

A rede

No camada número 3 Encontramos a rede que pode identificar o roteamento entre duas, três ou mais redes que estão conectadas. Nesta camada trabalhamos para que os dados possam ir do transmissor até quem os recebe, realizando o roteamento e a comutação necessária para que a mensagem chegue. Esta camada é responsável por conhecer o tipo de topologia da rede em que atua para que possa executar o trabalho para enviar as informações.

O transporte

Na quarta camada, encontramos o de transporte. Como o próprio nome indica, é responsável por transportar os dados da transmissão desde o início até o destino.

como funciona o modelo OSI

Nesta camada, é conferida qualidade suficiente para que as informações enviadas pelo usuário cheguem ao seu destino de forma correta.

A sessão

Na quinta camada está a camada de sessão. É responsável por manter aberto o contato entre dois dispositivos enquanto está transmitir informações. Desta forma, você pode enviar informações de um lugar para outro e a camada da sessão permanecerá aberta até que a informação seja transmitida na íntegra.

A apresentação

A sexta camada é a camada de apresentação. Esta camada pode ser descrita como o tradutor, uma vez que tem a capacidade de traduzir as informações do bits em nossa língua. Lembre-se de que quando você está enviando informações, este é convertido em códigos para serem enviados na forma de bitsAo chegar ao destino, a apresentação se encarrega de traduzir os códigos para uma linguagem compreensível.

A aplicação

Na última camada está a camada de aplicação. Ele permite que as pessoas realizem ações. Por exemplo, a opção de enviar uma página da web do Mac, apenas para citar uma.