Skip to content

Para que serve e como funciona a tecnologia sem fio?

18 de abril de 2021

A tecnologia sempre visa desenvolver as melhores ferramentas para nos fornecer bem estar. A pesquisa obteve resultados muito benéficos, e a tecnologia sem fio é um exemplo claro disso. Se você já se perguntou para que serve e como o tecnologia sem fio? Então esse artigo é para você.

Para que serve a tecnologia sem fio e como ela funciona?

Os meios físicos de propagação estão no passado, desde a chegada da tecnologia sem fio. Ele se desenvolveu tão rapidamente que agora é amplamente usado para estabelecer comunicação sem fio entre computadores em uma rede.

A seguir, vamos explicar o que tecnologia sem fio, sua utilidade e funcionalidade no âmbito da computação.

O que é tecnologia sem fio?

A tecnologia sem fio refere-se à comunicação que é estabelecida entre dois ou mais dispositivos sem o uso de cabos. Também é chamado de “tecnologia sem fio”E não precisa de nenhum meio físico.

A tecnologia sem fio é relevante em redes Wi-Fi e na forma como algumas redes LAN funcionam. Com o surgimento da telefonia móvel, a comunicação sem fio aumentou, assim como o uso de equipamentos de geolocalização, tão úteis para preservar a segurança de qualquer país.

Ainda assim, você deve estar ciente de que a tecnologia móvel responde a outro tipo de conexão. Você pode aprender mais sobre o que são redes móveis, como funcionam e seus tipos com nossos guias.

Para que serve a tecnologia sem fio?

A tecnologia sem fio serve para transmitir informação entre dispositivos de forma prática e confortável. A liberdade proporcionada pela conectividade sem fio a tornou muito popular nas telecomunicações.

Na atualidade, Sem fio permite uma conexão convencional, ou seja, não ultrapassa 350 Mb / s. Portanto, você tem algumas limitações para que a transferência de dados ocorra na rede.

O wireless é muito útil no ambiente empresarial porque permite que vários computadores sejam conectados ao mesmo tempo sem incorrer em altos custos, tempo e espaço para a instalação dos cabos.

O sinal é tudo

Essencialmente, o Wireless depende do sinal para ser mantenha a velocidade de navegação. Isso pode ser uma desvantagem se houver obstáculos que possam causar interferência. Porém, a transferência de pequenos dados de curtas distâncias não tem inconvenientes, como é o caso da conexão Bluetooth tão frequente em telefones móveis.

Deve-se notar que a tecnologia sem fio permite conectar outros componentes equipamentos como a impressora, a webcam, o microfone ou o teclado que são bastante confortáveis ​​e práticos para o usuário além de dar um ponto adicional à estética do ambiente porque o uso de cabos é reduzido.

Como funciona a tecnologia sem fio?

A tecnologia sem fio funciona por meio de ondas eletromagnéticas que permitem a transferência de dados entre os nós que constituem uma rede e todos respondem aos principais serviços da rede. Portanto, um emissor e um receptor são conhecidos. Cada ponto de conexão onde os dados chegam ou são transmitidos é chamado porta.

Como a conexão sem fio não usa nenhum meio físico, ela requer alguns componentes chamadas antenas que facilitam a transmissão e recepção de dados. As antenas permitem a viagem de ondas eletromagnéticas, que podem ser infravermelho, satélite e microondas terrestres.

Roteador Linksys

Ondas infravermelhas

Eles são muito pouco usados ​​porque são limitados na presença de obstáculos. Eles podem alcançar até 384 THz e não são adequados para grandes ambientes.

Microondas terrestre

As microondas terrestres Destacam-se pela utilização de pontos de acesso que reduzem as interferências. Eles podem atingir frequências de até 300 GHz, portanto, seu alcance é de quilômetros.

Microondas por satélite

Microondas via satélite operam através de estações terrestres ou portas de recebimento. O sinal viaja até o satélite antes de chegar à estação para enviar e receber os dados.

A verdade é que a tecnologia wireless ou Wireless, está presente em todos os lugares e até em nossa casa através dos roteadores. Sobre isso, você já se perguntou o que é um roteador WiFi e para que serve? Podemos responder a essa pergunta com muita facilidade.