Skip to content

O que são vulnerabilidades do computador e o que fazer para reduzi-las?

3 de maio de 2021

Você daria a um criminoso suas informações pessoais e dados bancários? Sem dúvida, qualquer um responderia não. No entanto, é possível que você esteja fazendo isso por meio do computador que usa ou do celular que possui sem nem perceber.

Por esse motivo, neste artigo iremos explicar quais são os vulnerabilidades do computador, o que os causa e que repercussões podem ter. Além disso, daremos a indivíduos e empresas algumas dicas que podem ajudá-los a se proteger contra esse fenômeno cibernético.

O que são vulnerabilidades de computador

Este termo é relativo a cíber segurança refere-se aos pontos fracos ou defeitos em um sistema de computador (sistema operacional ou software de terceiros) que podem deixá-lo suscetível a ataques cibernéticos. Nessas condições, um invasor pode violar a integridade, disponibilidade e controle de acesso do sistema, violando assim sua confidencialidade e os dados nele contidos.

Muitas vezes, esses pontos fracos são devidos a erro humano causado por um design de software ruim. Isso ocorre quando uma parte do código-fonte do programa não é escrita ou revisada de um ponto de vista de segurança geral.

Um hacker pode explorar essas fraquezas e comprometer a integridade do sistema do computador, afetando-o com vários tipos de vírus de computador.

Na realidade, as vulnerabilidades do computador não se limitam a programas desenvolvidos por desenvolvedores independentes ou indivíduos ou agências não associadas a grandes corporações. Também não depende se é um software gratuito, pago ou de código aberto, uma vez que esses pontos fracos eles são apresentados em praticamente todos os programas. Na verdade, hoje existe uma grande variedade de tipos de worms de computador que nos afetam diariamente.

As vulnerabilidades do computador representam um dano potencial a todos que usam o sistema ou software. Isso pode se materializar de várias maneiras, por exemplo:

  • Propagação do vírus via rede.
  • Divulgação de dados pessoais ou confidenciais.
  • Intrusão de piratas ISTO.

Atacar um sistema vulnerável pode ter consequências econômicas, sociais e até políticas, tanto para as empresas quanto para o cidadão comum.

Como reduzir e se proteger das vulnerabilidades do computador

Hoje, muitas de nossas atividades acontecem no ambiente digital. Na verdade, muitos de nossos dados e informações pessoais são armazenados na Internet ou em aplicativos, portanto, podem ser comprometidos se não tomarmos as medidas adequadas medidas apropriadas.

Por esse motivo, apresentaremos algumas recomendações que tanto indivíduos quanto empresas podem implementar para proteger suas informações de ataques derivados de vulnerabilidades de computador.

Recomendações para pessoas

  • Tenha um software antivírus confiável em todos os seus dispositivos. Procure sempre instalar o melhor antivírus para PC, e não há dúvidas de que estará bem protegido.

laptop com cadeado no fundo azul

  • Atualize qualquer programa que você usa para a versão mais recente disponível, incluindo o sistema operacional do seu PC. Quando um desenvolvedor identifica uma vulnerabilidade em seu aplicativo, eles rapidamente corrigem e lançam o patch de segurança antes que qualquer invasor possa explorá-la. Mas para que tenha efeito, o usuário final deve baixar a versão mais recente. Pelo contrário, ficar vulnerável.
  • Instale um firewall ou firewall que proteja seus dispositivos contra acesso não autorizado.
  • Não instale programas de fontes desconhecidas ou sites da Internet de origem duvidosa. Em vez disso, faça downloads de páginas oficiais, especialmente se for sobre softwares de aplicativos populares.

Recomendações para empresas

A melhor estratégia para se proteger contra ataques cibernéticos é o prevenção. Portanto, é altamente recomendável implantar protocolos de segurança frequentes. Se não souber como, ficará feliz em saber que é muito fácil instalar um antivírus gratuito para PC. O seguinte é um exemplo prático:

  1. Faça um inventário periódico de seus servidores, aplicativos, infraestrutura de rede e periféricos (impressoras, etc.).
  2. Avalie os servidores para possíveis vulnerabilidades externas e internas. Você pode fingir ser um hacker externo.
  3. Com as informações obtidas de diagnóstico anterior, determinar quais são as medidas necessárias para reduzir ameaças ou reparar vulnerabilidades.
  4. E, finalmente, aplique as medidas pertinentes.

Com um protocolo semelhante, você pode minimizar os riscos da sua empresa. Além disso, você também pode seguir estas recomendações:

  • Eduque sua equipe para evitar vulnerabilidades de fatores humanos.
  • Verifique periodicamente as vulnerabilidades conhecidas mais recentes nos sistemas que você implementou.
  • Gerenciar senhas com segurança e eficiência.
  • Mantenha o programas que você usa sempre atualizados.