Skip to content

O que são, para que servem e quais são os principais serviços de rede?

8 de junho de 2021

Se você começou a estudar sobre segurança na Internet, poderá se deparar com protocolos ou serviços de rede, que nada mais são do que as bases para a comunicação dentro do sistema.

As ligações feitas através de uma plataforma de rede são constituídas por uma série de barreiras e parâmetros que permitem estabelecer telecomunicação.

Isso se assemelha a diferentes aspectos do cotidiano do ser humano, pois seja para assistir televisão, se comunicar no celular ou fazer uma compra no supermercado, é necessário realizar uma série de etapas de forma correta para atingir esse objetivo.

Os protocolos de rede funcionam da mesma forma, pois cada informação transmitida pelo computador obedece às regras estabelecidas pela conexão.

Inclusive, não trata apenas dos dados, pois eles também cuidam de dar uma identificação, endereço e significado ao computador que se conecta à Internet.

Portanto, continue lendo este artigo para entender como esses parâmetros são definidos e funcionam em um sistema de rede.

Qual é a finalidade dos serviços de rede?

Em relação ao exposto, sabe-se que protocolo de rede é aquele que estabelece um conjunto de regras para comunicação de controle entre computadores e dispositivos conectados à Internet.

O propósito ou objetivo dessas limitações é que cada computador tenha a oportunidade de cencontre uma identificação que lhe permite navegar nas redes.

Da mesma forma, é responsável por controlar a fluidez com que as informações são transmitidas, na forma de “feedback”, para que possa verificar a confiabilidade dos dados.

Como é estabelecida a comunicação entre os protocolos de uma rede?

Uma maneira mais fácil de entender como funcionam os serviços de rede é usar o seguinte exemplo:

Os grandes corporações como o Google, estabeleça uma rede de conexão que funcionará para se comunicar com todos os computadores que estão em sua arquitetura.

O administrador é o responsável pela criação do protocolo, que permitirá a ligação entre eles, seja por via cablada ou sem fios.

Em outras palavras, os protocolos são classificados e trabalhar com base no tamanho que eles devem ocupar (seja amplo ou local), e o tipo de firewall e identificação que será concedido a cada computador.

4 serviços de rede mais usados ​​hoje

serviços de rede mais usados

Como as múltiplas ocupações cobertas pelos protocolos de rede da Internet tornaram-se claras, é necessário mencionar apenas aquelas que são comuns.

IP – Protocolo de Internet

Seu nome é amplamente reconhecido por todos os usuários da Internet, pois é ele quem está encarregado de estabelecer o conjunto de regras para a transmissão de informações via rede.

Também é considerada uma série de especificações para a conexão, pois estabelece o endereço IP com o qual o computador funcionará e o caminho pelo qual os dados trocados pela Internet irão percorrer.

DNS – Sistema de Nome de Domínio

Como o próprio nome indica, é o parâmetro responsável por traduzir o nomes de domínio para endereços IP, para que o usuário possa acessar a página.

Ao mesmo tempo, o DNS cumpre o propósito de facilitar a navegação das pessoas pela Internet, já que é claramente mais fácil lembre-se de um nome como Wikipedia, em vez de uma série de números que compõem o endereço do servidor.

FTP – Protocolo de Transferência de Arquivos

É o método mais simples para transferir arquivos entre computadores usando a Internet.

Este tipo de serviço de rede usa TCP e IP, que nada mais são do que transmissão e controle de endereço. Dessa forma, eles gerenciam a transferência de dados para localizá-los no trânsito e, assim, chegar posteriormente ao seu destino.

DHCP – protocolo de configuração dinâmica de host

Considerado o mais importante de todos os serviços, pois é aquele que estabelece a conexão cliente e servidor para gerenciamento dinâmico.