Skip to content

O que são, para que servem e como funcionam os aplicativos móveis e que tipos existem?

1 de maio de 2021

Se você tem um tablet ou smartphone seguro, baixou um grande número de aplicativos e pôde desfrutar das vantagens que eles oferecem; no entanto, você realmente sabe o que são e para que servem? Neste artigo você saberá O que são, para que servem e como funcionam os aplicativos móveis e que tipos existem?

O que são aplicativos móveis e para que servem?

Aplicativos móveis eles são programas criado para ser executado nos sistemas operacionais de smartphones, tablets ou relógios inteligentes. Os aplicativos são uma ferramenta indispensável que tem sido criado para tornar as tarefas diárias mais fáceis dos usuários e para obter mais dos dispositivos móveis.

Os primeiros aplicativos móveis começaram a surgir no final dos anos 90, quando os telefones analógicos passaram a utilizar aplicativos como calendário, jogos, registro de chamadas, ferramentas de personalização, calendário, cronômetro, entre outros. Embora fossem funções muito básicas, demonstraram um enorme avanço tecnológico.

Porém, os aplicativos que são usados ​​hoje mudaram a maneira como você se comunica, se diverte e realiza muitas tarefas diárias, existem até aplicativos para cuidar da saúde do seu coração.

Existem também aplicativos incomuns, como aplicativos para localizar passeadores de cães e até mesmo aplicativos para economizar nas contas de luz. Esses aplicativos tornaram os dispositivos móveis cada vez mais indispensáveis, e é por isso que milhões de aplicativos são baixados diariamente das lojas de aplicativos.

Existem aplicativos de todos os tipos que são usados ​​nas áreas de criação, trabalho, educação, entretenimento ou comunicação. Os aplicativos permitem que o usuário acesse um conteúdo específico sempre que necessário, sem necessidade de acesso à internet; para que você economize tempo e faça as coisas com mais rapidez.

Os aplicativos mais utilizados pelos usuários são: WhatsApp, Facebook, YouTube, TikTok, Messenger, Snapchat, Google Maps, Spotify, Instagram, Telegram, Gmail, Uber, Outlook, Skype, Google Drive, Cabify, Amazon. Aplicativos de entrega de comida como Rappi e outros aplicativos como esses também são amplamente usados.

Como funcionam os aplicativos móveis e quais são os seus tipos?

  1. Depois de desenvolver um aplicativo, este é publicado em lojas de aplicativos: Google Play (Android), App Store (iOS), Amazon Appstore e Windows Phone Store da Microsoft.
  2. Encontre o aplicativo de que você precisa na loja de sua escolha.
  3. Instale o referido aplicativo no seu dispositivo. Para baixar um aplicativo, você precisa estar conectado à internet e ter um smartphone ou tablet.
  4. Uma vez instalado, ele cumprirá a função para a qual foi criado; seja para entreter, prestar um serviço, ser comunicado ou informado.

Você deve ter em mente que nem todos os aplicativos são compatíveis com os sistemas operacionais de alguns dispositivos móveis.

Tipos de aplicativos móveis

Atualmente, existem três tipos de aplicativo:

São aqueles aplicativos que foram desenvolvido para um sistema operacional específico (iOs, Android, Windows); Para que um aplicativo esteja disponível em todos os sistemas operacionais, um aplicativo deve ser criado para cada sistema operacional. Esses tipos de aplicativos só podem ser encontrados em lojas de aplicativos, como App Store ou Google Play.

A maior vantagem desse tipo de aplicativo é que o o usuário pode acessar o hardware móvel como calendário, GPS, câmera entre outros. Além disso, alguns desses aplicativos não precisam de conexão com a Internet para serem usados.

Celular com muitos aplicativos diferentes

Também conhecido como aplicativos da web, esse tipo de aplicativo é correr através de um navegador (Safari, Google Chrome, Opera, Firefox); portanto, você pode acessar qualquer aplicativo da web, independentemente do sistema operacional usado. Você só precisa acessar seu navegador favorito por meio de um URL.

Desenvolver um aplicativo desse tipo é muito econômico, mas não funciona se você não estiver conectado à internet. Você pode usar esses aplicativos em computadores, tablets e smartphones que ainda têm acesso a um navegador de Internet.

Este tipo de aplicativo é uma combinação dos dois anteriores; então, podemos dizer que são aplicações desenvolvidas com uma linguagem de programação Javascript, CSS ou HTML.

Eles também são aplicativos multiplataforma porque se adaptam a qualquer sistema operacional, portanto, podem ser usado em PC e dispositivos móveis porque você pode usá-los no navegador ou baixá-los em uma loja de aplicativos. Um exemplo de aplicativos híbridos é o Facebook e o Instagram que podem ser usados ​​no PC.

Atualmente, a maioria das pessoas com um smartphone tem um aplicativo instalado em seus dispositivos; E é que os aplicativos são práticos para as atividades diárias e para um melhor funcionamento do celular ou tablet.