Skip to content

O que são discos óticos e para que servem? Que tipos existem? – Guia Completo

13 de junho de 2021

Discos ópticos são a unidade de armazenamento mais popular do mundo. Apesar de ter pouca capacidade de armazenamento, é um dos mais utilizados. Claro que você os conhece, mas não sabia que esse era o nome deles. Neste guia, explicaremos para que servem os discos ópticos e quantos tipos existem.

O que são discos ópticos e para que servem?

Discos ópticos são unidades de armazenamento de dados em formato digital. Eles têm formato circular, cabem facilmente em uma das mãos e costumam ser usados ​​para armazenar arquivos multimídia, como filmes, imagens e áudio. Embora suporte qualquer formato que possa ser digitalizado.

Para visualizar o conteúdo dos discos que usam unidades de disco óptico que ler as informações por meio de um feixe de luz laser. Para salvar as informações no disco, é utilizada a mesma tecnologia de laser que percorre todo o disco para codificar e registrar todas as informações.

Os discos ópticos são classificados em:

  • Somente leitura ou somente leitura, o que significa que nenhuma informação pode ser salva nele.
  • Gravável ou gravável, são os que permitem fazer uma gravação, apenas uma vez.
  • Regablables ou regraváveis, este tipo de disco permite armazenar informações mais de uma vez. As informações anteriores são substituídas antes de armazenar as novas.

Tipos de discos ópticos

Desde sua existência, os discos ópticos passaram por modificações que mudaram sua capacidade de armazenar informações ao longo do tempo. A partir daí, surgiram diferentes tipos que são:

CD

Disco compacto ou também conhecido como CD-ROM, é a unidade de armazenamento mais básica da família de discos ópticos. Qualquer tipo de informação pode ser armazenado, mas o uso geral que teve em seus primórdios foi para armazenar arquivos de áudio.

DVD

O Digital Versatile Disc tem maior capacidade de armazenamento do que seu antecessor, o CD. Eles foram criados com a intenção de substituir o formato VHS para armazenar arquivos em formato de vídeo, por isso suas iniciais significavam Digital Video Disk.

A capacidade de armazenamento do DVD varia entre 4,7 GB e 17,1 GB, que são as bem conhecidas dupla face. Para ser capaz de ler ou gravar um disco em formato DVD, você precisa da tecnologia de laser vermelho.

HD DVD

Este formato estava um pouco atrasado, até um pouco depois do Blu-Ray. É a versão melhorada do DVD ou como o nome indica é o mesmo padrão, mas em alta definição. Sua capacidade de o armazenamento é entre 15 GB e 45 GB para o tipo de disco de dupla face da empresa Toshiba.

Para o seu funcionamento utiliza a tecnologia blue laser e foi implementado por várias empresas como a Microsoft e a Toshiba. Apesar de ter sido amplamente aceito por muitas empresas não é tão popular quanto o Blu-Ray.

Blu-ray

É o tipo de disco padrão usado para armazenar arquivos de vídeo de alta resolução. Desenvolvido pela Blu-ray Disc Association, tem uma capacidade de armazenamento de 25 GB, enquanto a camada dupla pode ir até 54 GB.

Muitas empresas decidiram desenvolver melhor esta tecnologia, como a empresa Pioneer que desenvolveu um disco Blu-ray de 20 camadas que permite armazene até 500 GB. Embora eu indique que não é compatível com leitores de Blu-ray padrão que usam o mecanismo de leitura de laser azul.

UMD

Disco UMD

Disco de mídia universal ou disco de mídia universal foi criado pela empresa Sony para ser usado em seu console de videogame portátil PlayStation PSP. O disco é muito pequeno em comparação com outros discos ópticos e é usado para armazenar jogos.

Benefícios do uso de discos ópticos

  • Eles são feitos de um material resistente e fácil de manipular. Portanto, se forem tratados adequadamente, podem durar até anos.
  • Permite armazene quase qualquer formato arquivo.
  • Eles são fácil de transportar por seu tamanho e seu peso.
  • É o seu tipo de unidade de armazenamento econômica em comparação com um disco magnético ou unidade removível.