Skip to content

O que são cartões SIM virtuais para telefones celulares e como eles funcionam?

25 de maio de 2021

A evolução da tecnologia não para. Dia a dia, a Apple, uma das empresas mais populares, e muitas outras grandes empresas trazem inovações ao mercado que tornam nossas tarefas muito mais fáceis, como os novos dispositivos móveis que agora parecem mais um computador de bolso do que um celular.

No entanto, um dispositivo móvel não pode cumprir suas funções básicas sem um cartão sim e não seria razoável pensar em usar um celular sem um. Apesar disso, existem celulares que funcionam sem a necessidade de inserir um SIM ativo.

O iPhone XS e XS Max surpreendeu a todos com sua tecnologia inovadora com um cartão SIM virtual integrado. Isso é surpreendente, pois pode ser o norte de todos os telefones celulares no futuro, deixando de lado os SIMs físicos usuais que podem ser danificados ou perdidos.

Mas O que são realmente cartões SIM virtuais ou eSIM e como funcionam? Vale a pena fazer a mudança geracional? No artigo seguinte explicaremos o que são, como funcionam e as vantagens que estes novos cartões virtuais que parecem ter vindo para ficar podem oferecer.

O que é um eSIM ou SIM virtual?

O SIM tradicional é um cartão oferecido pelas operadoras de telefonia que permite ao telefone fazer ligações ou ter um plano de dados que permite navegar na Internet. Com o tempo, este cartão sofreu várias alterações, reduzindo seu tamanho consideravelmente, mas agora você não precisará mais usar cartões SIM físicos.

Agora a premissa dos cartões SIM mudou, dando lugar ao novo eSIM ou popularmente conhecido como cartão SIM virtual. Esse tipo de tecnologia dispensa o uso de cartões físicos por chips integrados ao dispositivo de forma virtual, dobrando o desempenho e os dados que pode acomodar um cartão SIM comum. Esses SIMs virtuais são ativados remotamente com a compra de um dispositivo móvel compatível com a tecnologia.

Como funciona o eSIM?

Embora possa parecer um pouco difícil de entender no início, a operação é simples. Basta comprar o telefone e entrar em contato com o operadora de telefone de sua preferência para ativar remotamente o chip virtual.

Assim que o eSIM for ativado poderemos desfrutar de nosso equipamento com seu plano de dados incluso e também haverá suporte para conectar vários dispositivos ao eSIM. E apesar de a ideia ser um pouco jovem e poucas empresas se aventurarem nesta tecnologia, é possível que no futuro os cartões eSIM sejam os mais comuns devido ao seu uso prático.

Vantagens do eSIM

Sem dúvida, a melhor vantagem dessa tecnologia é que ela oferece mais liberdade para os usuários, pois permite que escolham a operadora de telefonia que desejam, e não os vincula apenas àquela que possui compatibilidade móvel.

Por ser um chip virtual, existe a possibilidade de que outros equipamentos como smartwatch ou tablets incluam a função de conexão à rede eSIM compartilhando dados, sem ter que ter diferentes SIMs tradicionais ou mudar o SIM de um dispositivo para outro.

SIM de todas as cores

Outra grande vantagem é que ao comprar um celular você não terá que comprar um SIM, já que em teoria incluirá um ou, nesse caso, você poderá se comunicar diretamente com a empresa de sua escolha e ativar um chip virtual rapidamente.

Desvantagens do eSIM

A principal desvantagem não é a placa em si, mas o equipamento como tal. Desde quando esta tecnologia começa a se tornar popular, novos telefones terão que ter um novo desenho que não inclui o slot SIM.

Se de fato isso Tipo de SIM consegue deslocar o anterior, tornando apenas os equipamentos aptos a operar com esta tecnologia, como consequência, fará com que muitos dos equipamentos que hoje possuem milhões de usuários sejam descontinuados, obrigando-os a adquirir um novo telefone com tecnologia eSIM.

Equipes e empresas que usam cartões eSIM

Por se tratar de uma tecnologia muito nova no mercado, poucas empresas desenvolveram suporte para eSIMs e apesar do iPhone XS e XS Max Surpreendeu a todos com essa tecnologia e havia modelos de outras empresas que trabalhavam com eSIM como o Pixel 2 do Google. Por sua vez, na Espanha a empresa Orange já utiliza equipamentos com esta tecnologia.