Skip to content

O que são arquivos em miniatura e o que acontece se eu excluir ou excluir a pasta do telefone Android?

25 de maio de 2021

dispositivos móveis com sistema Android têm um grande número de ferramentas, implementos, serviços e opções devido à sua estrutura personalizável e modificável. Isso permite que os usuários tenham a capacidade e a possibilidade de alterar diferentes aspectos e fatores do respectivo terminal conforme desejarem ou precisarem.

Isso é sem dúvida um dos pontos fortes oferecidos pelo Android a seus clientes, exceto outros sistemas operacionais para dispositivos móveis, como iOS. Dentro das liberdades que o Android apresenta podemos denotar algumas opções e ferramentas bastante interessantes e que são, sem dúvida, totalmente exclusivas deste sistema.

Se você tem um terminal que possui este sistema seguro, você deve ter notado que tanto na opção de configurações quanto no gerenciador de arquivos padrão, há um grande número de ferramentas bastante úteis que permitem ao usuário uma experiência muito mais completa e gratuita de limitações ou barreiras que dificultam sua navegação dentro do seu dispositivo.

E é aqui que vemos outro ponto muito interessante, muito típico deste sistema operacional, que é a liberdade de visualizar todas as pastas e arquivos internos, externos e raiz do terminal. Este detalhe está totalmente disponível desde as primeiras versões do sistema Android e permanece até hoje.

Obviamente, não seremos capazes de ver esse detalhe a olho nu assim que ligarmos nosso telefone, mas teremos que ir a um ponto específico. Tudo isso com base em um aplicativo extremamente importante que nos ajudará a cumprir nossa missão. Trata-se de nada mais e nada menos do que o gerenciador de arquivos.

Os exploradores de arquivos geralmente são encontrados como o aplicativo padrão na maioria dos dispositivos móveis com sistemas Android, mas caso não os tenhamos teremos que baixar um na Play Store ou em uma loja alternativa ou de terceiros, alguns dos mais populares são Uptodown e APKpure.

Entre os melhores gerenciadores de arquivos existe uma grande variedade de alternativas, por outro lado, recomendamos Es File Explorer e File Manager da Xiaomi. Ambos são considerados os melhores exploradores da atualidade.

Já tendo baixado um para poder visualizar as pastas internas do terminal Teremos apenas que pressionar o aplicativo e iniciar.

Desde ali podemos encontrar pastas diferentes com destinos variados como dados de aplicativos ou jogos, documentos, arquivos ou imagens que estão na memória do nosso dispositivo. Dentro deste último existe uma pasta um tanto incomum, mas muito comum, que podemos ver se acessarmos a pasta da galeria. É conhecido como miniaturas.

O que são arquivos de miniaturas?

É uma pasta na qual existe uma cópia exata de todas as fotos ou imagens baixadas que estão em nosso dispositivo móvel. Isso atende a uma exceção, todos esses arquivos são miniaturas das fotos originais, caso contrário, cada imagem que temos em nosso terminal pesaria o dobro.

Esses arquivos de cópia armazenados nas pastas de fotos do nosso telefone são criados automaticamente pelo nosso terminal, no momento em que tiramos uma foto ou baixamos uma imagem. É muito provável que não saibamos da existência desta pasta até entrarmos no gerenciador de arquivos do nosso celular.

Isso porque essas imagens, como dissemos antes, são apenas miniaturas e não devem aparecer em nossa galeria.

Portanto, a única maneira de ter certeza de que esta pasta cheia de arquivos copiados está sendo gerada em seu respectivo dispositivo móvel é entrando na pasta de fotos, também conhecido no Android como “DCIM”.

deletar pasta

O que acontece se eu excluir ou excluir a pasta Miniaturas do meu dispositivo Android?

A resposta é nada. Esses arquivos são apenas uma cópia de baixíssima qualidade de nossas fotos originais, em um determinado momento, eles estão apenas ocupando espaço no armazenamento interno do nosso dispositivo móvel ou no cartão SD. Portanto, se você deseja abrir espaço temporariamente, exclua isso.

Para excluir esses arquivos irritantes Você só precisa ir para a pasta “DCIM”, a partir daí você vai procurar a pasta chamada Miniaturas para finalmente poder apagá-la.