Skip to content

O que é Wi-Fi 6 e como essa nova tecnologia funciona?

4 de junho de 2021

Wi-Fi é o que nos permite estar conectados à rede sem a necessidade de cabos. Embora até agora a tecnologia existente nas conexões sem fio fosse suficiente, os tempos mudaram. Ser capaz de medir a intensidade ou força do sinal Wi-Fi serviu para determinar o padrão dessas mudanças. Saiba o que é Wi-Fi 6 e como essa nova tecnologia funciona.

Ser capaz de se conectar a uma rede de internet sem fio é algo normalizado. No entanto, alguns anos atrás, isso era inimaginável, totalmente futurista. Hoje não podemos imaginar um mundo sem wi-fi, embora você deva sempre ter cuidado com os lugares mais perigosos para se conectar a uma rede wi-fi.

Até recentemente, a tecnologia de 2,4 GHz e 5 GHz era capaz de atender às necessidades dos usuários, mas a cada dia a demanda é maior. Mais dispositivos estão conectados à mesma rede, tornando-a lenta e ineficiente, dificultando a realização das mesmas atividades de antes.

Melhorias que o Wi-Fi 6 traz

Os cientistas estão trabalhando em uma nova versão dessa tecnologia há anos e ela finalmente chegou. Sem dúvida, vai revolucionar tudo como o próximo 5G, portanto, é útil saber as diferenças entre a rede Wi-Fi 6 e o ​​5G.

Wi-Fi 6 promete aumentar velocidade rede, distribuir melhor a largura de banda entre os dispositivos e melhorar o alcance. O que mais essa nova tecnologia pode oferecer? Leia mais para descobrir.

As notícias tecnologias de telecomunicações como a internet 5G, vídeos em alta resolução e realidade virtual merecem uma conexão melhor nos aparelhos. O Wi-Fi 6 traz consigo melhorias que os usuários vêm pedindo há anos, incluindo:

Mais velocidade

O Wi-Fi 6 oferece uma velocidade de transmissão de dados de até 10 Gbps por segundo, deixando para trás o Wi-Fi 5 que lida com velocidades de até GPS.

Os avanços na modulação e codificação 1024-QAM tornam a velocidade com que os dados trafegam pela rede mais rápida usando a mesma largura de banda da versão 256-QAM anterior.

Maior segurança

O protocolo de segurança também melhorou após 15 anos de uso do WPA2. Wi-Fi 6 oferece um protocolo WPA3 que funciona com criptografia de 192 bits, ao contrário da versão anterior, que lida com criptografia de 128 bits. Quanto maior o número de bits, maior a segurança que ele oferece.

Latência mais baixa e intervalo mais alto

Na nova versão da conexão sem fio a latência será muito menor porque usa a tecnologia OFDMA. OFDMA que em espanhol significa “Acesso múltiplo por divisão ortogonal de frequência “.

Isso nada mais é do que a possibilidade de que vários computadores com larguras de banda diferentes se conectem a uma rede ao mesmo tempo. Da mesma forma, a distância percorrida pelo Wi-Fi 6 é maior do que na versão anterior.

Anteriormente, a conexão era prejudicada pela distância ou se havia muitos obstáculos entre o roteador e o receptor. Com o WI-Fi 6, isso não será mais o caso. Oferece maior alcance de rede sem sacrificar velocidade de conexão.

Quando é a hora de mudar para Wi-Fi 6?

Ao ler todos os benefícios que o Wi-Fi 6 traz, você pensaria que amanhã deveria comprar um novo roteador, mas não é o caso.

conectando o roteador

Esta é uma tecnologia que acaba de nascer, sendo por isso ainda muito cara para o utilizador comum, custando até € 200. Portanto, não é aconselhável investir em Wi-Fi 6 no momento.

Pelas características que oferece esta nova tecnologia, seus principais usuários são atualmente empresas com grande número de funcionários conectados à rede wi-fi, como hotéis, órgãos públicos e shopping centers. Onde até, eles são capazes de se conectar a duas redes Wi-Fi ao mesmo tempo.

Basta esperar um momento em que a demanda por Wi-Fi 6 é ainda maior e os preços começam a ficar mais acessíveis. É quando adquirir um novo roteador para uso diário será um bom investimento.