Skip to content

O que é rasgo em uma tela e como podemos evitá-lo no PC? (Exemplo)

12 de junho de 2021

O mundo dos videogames é cada vez mais fascinante e exigente em um nível técnico, o que muitas vezes pode causar problemas de exibição. Um deles é chamado de Screen Tearing, ou simplesmente tearing. Mas, O que é rasgar em uma tela e como podemos evitá-lo em um PC?

O que é rasgar em uma tela?

O rasgo foi definido como “rasgando” e, no caso de uma tela, denota um divisão gráfica da imagem exibida. Uma divisão na sequência da imagem vertical que é percebida pela presença de linhas horizontais quando movemos o mouse.

Este fenômeno faz com que a imagem na tela seja observada partida, como se fossem diferentes seções da mesma vista. A causa é devido a um problema técnico causado na saída da placa de vídeo. Quando a GPU da placa de vídeo não está ativada, ela não é capaz de fornecer a velocidade necessária às imagens que envia para a tela.

Em outras palavras, é sobre falta de sincronização entre as informações enviadas pela placa gráfica e o que você vê no monitor. Normalmente, o Tearing faz com que a tela seja dividida de forma que partes de diferentes quadros do jogo possam ser vistas ao mesmo tempo.

A falta de sincronia ocorre quando a quantidade de Hz exigida pelo monitor não é satisfeita pela placa de vídeo. Em outras palavras, a taxa de quadros por segundo (FPS) exigida pelo monitor é maior do que a que a placa de vídeo pode gerar.

Assim, para compensar a velocidade, a placa de vídeo pular algum quadroapenas os reproduz até a metade para que você possa passar para o próximo quadro.

Como podemos evitar isso no PC?

Existem algumas alternativas para tentar evitar o rasgo que ocorre ao assistir reproduções em streaming. Como é o caso quando a taxa de quadros exigida pelo monitor é maior do que a GPU é capaz de fornecer, isso pode ser ajustado. É importante saber para que serve o GPU do seu PC e como funciona para não forçá-lo ao instalar um programa que exige muito deste processador.

Que ajustes você pode fazer?

Algumas coisas que podemos fazer é usar a tecnologia disponível faça alguns ajustes, como o seguinte:

  • Resolução do jogo: Para que a placa gráfica não funcione sobrecarregada, podemos diminuir a resolução dos jogos ou a carga gráfica. Isso permitirá que o monitor sincronize com a placa de vídeo GPU, eliminando o Tearing. Ou troque a placa gráfica por uma nova, para que não haja sobrecarga.
  • Modo de aceleração de hardware: Em alguns casos, ativar esse recurso pode ajudar a diminuir o lacrimejamento. Você pode modificar suas configurações, por exemplo, se usar o Chrome, na seção: Configurações> Configurações avançadas> Sistema. Lá, ele mostrará a opção: usar aceleração de hardware quando disponível; deslizar o botão para a direita ativa esta configuração
  • Sincronização vertical: Se o jogo oferecer essa opção, ativar a sincronização vertical (VSYNC) ajudará a reduzir o Tearing.
  • Buffer triplo: Esta função ajuda a reduzir o tearing, criando uma espécie de cache que evita que um quadro apareça antes que o anterior tenha sido totalmente exposto.

Com essas configurações, você poderia aliviar o rasgo que pode ocorrer ocasionalmente na tela. As principais empresas dedicadas ao design e fabricação de placas de vídeo, como AMD e Nvidia, se propuseram a desenvolver a tecnologia necessária.

microprocessadores pc

A Nvidia projetou uma geração de monitores com Tecnologia G-Sync e a AMD, por sua vez, uma linha chamada FreeSync. Esta tecnologia é capaz de sincronizar automaticamente o FPS gerado pela placa de vídeo. Portanto, recomendamos atualizar a placa de vídeo da Intel ou Nvidia ou o que quer que seu computador esteja usando.

Essa tecnologia, além de corrigir o rasgo, também elimina outro problema de queda repentina no FPS, conhecido como gagueira. Esperamos que este artigo tenha sido sua solução em relação ao tearing.