Skip to content

O que é, para que serve e quais são os recursos do FreeBSD? – Vantagens e desvantagens

24 de abril de 2021

Nesta nova postagem, explicaremos em detalhes tudo o que você precisa saber sobre um sistema operacional específico chamado FreeBSD. Caso você não saiba, a sigla para este software corresponde à sigla para “Berkeley Software Distribution”. Este nome foi escolhido pelo Computer Systems Research Group para esta distribuição Unix.

Para lhe dar um pouco de contexto; esta novo sistema operacional Foi desenvolvido em 1993 graças a um renomado cientista da computação chamado William Jolitz. Inicialmente, ele era compatível apenas com computadores i386BSD, que eram aqueles que tinham microprocessadores 386, 468 e Pentium.

Anos após seu lançamento no mercado, sua popularidade começou a crescer devido ao fato de que a cada ano seus criadores lançavam versões aprimoradas. Atualmente sua última versão estava em ATUAL e é chamado de FreeBSD. Nas seções a seguir, nos aprofundaremos um pouco mais nas funções principais e nos recursos do FreeBSD.

O que é FreeBSD?

Este é um sistema operacional que é usado no atualizado para alimentar computadores, servidores e plataformas integradas modernas. Ele também possui uma grande variedade de funções avançadas em termos de segurança, armazenamento e conectividade de rede de vários tipos.

É por isso que por mais de 30 anos o FreeBSD tem sido selecionado um software ideal para garantir o funcionamento da maioria dos portais que conhecemos hoje.

Simplificando, este sistema operacional atende ao objetivo de otimizar armazenamento, conectividade de rede e gerenciamento de dados do sistema para obter o máximo dos computadores.

Por outro lado, como o nome indica, o FreeBSD é totalmente gratuito e você pode obtê-lo facilmente. Além disso, seu código-fonte é distribuído gratuitamente e possui poucas limitações de uso, o que é um grande atrativo para determinados desenvolvedores e empresas.

Recursos deste novo sistema operacional

A seguir, nesta nova seção, falaremos com você em grandes detalhes sobre todos os recursos que o FreeBSD tem. Sem dúvida, o FreeBSD tem muitos aspectos positivos a oferecer aos usuários do mundo da informática.

  • Este sistema operacional foi inicialmente desenvolvido em 32 bits e também está equipado com um «Multitarefa preventiva»Com ajuste de prioridades para garantir uma gestão eficiente ao nível dos recursos utilizados pela nossa equipa para cada tarefa específica.
  • Por outro lado, o FreeBSD possui o núcleo, estrutura de arquivos e bibliotecas da API C; e outros utilitários básicos necessários para melhorar o funcionamento do servidor ou computador.
  • Em relação às atualizações, devemos enfatizar que 6.1, sem dúvida, melhorou o suporte para dispositivos Bluetooth; também para drivers de rede e placa de som. Além disso, a versão 7.0 incluía suporte para arquivos ZFS e arquitetura ARM; quais são as duas vantagens deste sistema operacional.
  • Também inclui módulos de kernel “carregáveis”, permitindo assim que novos tipos de sistema de arquivos ou protocolos de rede sejam carregados no sistema sem ter que abrir um kernel completamente novo. Isso inclui bibliotecas compartilhadas que reduzem o peso dos programas e, desta forma, vamos economizar uma quantidade considerável de espaço.

homem olha para a luz do monitor em uma sala escura

  • Finalmente, deve-se notar que este sistema operacional; vamos incluir alguns Compiladores C e C ++. Além de outras linguagens usadas para pesquisa avançada e desenvolvimento de aplicativos. Vários deles estão dentro das coleções de portas e pacotes.

Isso é tudo por hoje! Caso tenha gostado deste post, lembre-se de compartilhá-lo nas redes sociais.