Skip to content

O que é, para que serve e como fazer um Plano de Poupança Mensal, Curto, Médio ou Longo Prazo?

27 de maio de 2021

Saber administrar o dinheiro pessoal costuma ser um desafio e ainda mais quando se deseja economizar uma determinada quantia para comprar ou adquirir algo. Uma maneira fácil de economizar é configurar um plano de economia mensal. Se você quiser saber mais sobre este assunto, continue lendo O que é, para que serve e como fazer um plano de poupança mensal, de curto, médio ou longo prazo?

O que é um plano de poupança mensal e para que serve?

Podemos dizer que um plano de economia é construir um planejamento de economia bem estabelecido, que permita fazer o pedido e realizar de forma mais formal a hábito de economizar.

É estabelecida uma quantia exata que será economizada e acumulada mensal ou periodicamente, e que não será tocada até que todo o dinheiro que foi economizado para uma determinada finalidade seja recolhido. O plano de economia mensal permite que você definir uma economia muito mais restrita, pois é muito melhor estabelecer os valores que serão economizados mensalmente do que escolher os valores ao acaso.

Então o plano de economia mensal Vai além de reservar um pouco de dinheiro a cada mês, significa separar quantias exatas que deveriam ser economizadas periodicamente e o propósito para o qual você está economizando.

Como fazer um plano de poupança mensal, curto, médio ou longo prazo?

A curto prazo

Definido como curto prazo quando aspiração cumprir a meta em um ano ou menos, que pode ser qualquer coisa, desde a compra de um carro até o pagamento de uma faculdade, um casamento ou férias. Nesse caso, você deve pensar em investir seu dinheiro com segurança e sem risco de perdê-lo, pois você o utilizará prontamente.

Evite o máximo possível percalços e imprevistos, pois podem afetar e até mesmo impedir o cumprimento da meta de economia estabelecida. Um exemplo de meta de curto prazo seria economizar uma certa quantia de dinheiro este ano, como $ 2.000, portanto, para atingir essa meta, você deve primeiro começar a calcular quanto precisa economizar desde o início do ano até o final do ano para atingir a meta estabelecida.

Em um plano de economia mensal de curto prazo, o técnica de orçamento que é muito organizado, pois a primeira coisa que você deve fazer é a avaliação das finanças, onde você calcula o seu lucro líquido, ou seja, o seu rendimento menos as despesas.

Em seguida, avalie seus gastos mensais, separando-os por categorias e por último coloque todos os dados de forma organizada em um banco de dados, como o Excel por exemplo, para salvar o que for necessário.

Termo médio

Estas são metas de economia que são estipulados em um período de 1 a 4 anos, e um exemplo disso poderia ser economizar uma grande quantia em dinheiro para o seu casamento, para citar um exemplo específico.

Portanto, nesta situação, é necessário fazer um cálculo de quanto dinheiro você terá que reservar anualmente. Em seguida, você deve estipular a quantia que reservará mensalmente e verificar se pode retirar dinheiro de seus lucros para atingir sua meta e quanto pode ter. Nesse tipo de plano de poupança, a técnica orçamentária também é muito útil, pois permite que você tenha tudo organizado e alcance seu objetivo com mais facilidade.

A longo prazo

Este tipo de plano de poupança é geralmente baseado na economia de dinheiro que você usará na sua velhice, quando se aposentar do emprego ou se aposentar. Na verdade, em muitas empresas e países, eles têm regulamentos que estipulam que os trabalhadores devem abrir um fundo em um banco e acumular juros para o futuro.

mãe filha economizar moedas cofrinho

Mesmo que você já seja um banco com um desses planos, deve verificar se os juros são suficientes, caso contrário, seria bom pensar em mudar para outro banco, além de criar o seu próprio plano de poupança pessoalJá que obter um plano de aposentadoria é uma das melhores maneiras de investir o dinheiro que você tem.

Por isso, você deve se sentar para decidir quando vai se aposentarAí você calcula quantos anos vai precisar para se sustentar e, em seguida, prepara um orçamento e da mesma forma, reserva dinheiro mensalmente para ter um futuro estável, como parte de seus objetivos de longo prazo.