Skip to content
Mac

O que é o sistema de arquivos APFS no Mac e como ele funciona?

30 de maio de 2021

Que uma empresa destacar-se na indústria de TI e tecnologia É algo que pode ser muito difícil, dada a alta competitividade que existe hoje. Uma competitividade na qual não se dispõe de ferramentas suficientes para desenvolver equipamentos e dispositivos da mais alta qualidade. É muito provável que vá para debaixo da mesa.

É por isso que, para empreender, crescer e se destacar neste mundo, é preciso seguir o exemplo e anotar a engenhosidade das pessoas que fundaram as empresas mais importantes do setor e, desta vez, você terá a oportunidade de dar uma olhada em uma delas.

A maçã gigante

Esta empresa, uma das mais importantes em termos de tecnologia, tem sido responsável pela design e desenvolvimento equipamentos e dispositivos móveis e o software responsável pelo funcionamento de cada um desses elementos.

Tanto iOS para iPhone, iPod, iPod Touch e iPad, quanto Mac OS, têm se destacado por serem sistemas operacionais com um alta eficiência nos aspectos de segurança, além de uma interface bastante marcante e interessante, embora não seja muito customizável se comparada a outras.

Sistema de arquivo

Como em qualquer outro sistema operacional, Principalmente de computadores, os sistemas de arquivos são essenciais, já que vão estabelecer a forma como todos os arquivos contidos em seu computador são lidos e como você pode manipulá-los.

Também é importante quando se trata de gerenciar capacidade de armazenamento de sua equipe. Evitando a clonagem de arquivos ou documentos, otimizando todo o espaço disponível no seu computador.

O sistema APFS

Cada sistema operacional tem, por sua vez, um sistema de arquivos instalado por padrão. O Windows, por exemplo, é NTFS.

Os equipamentos da Apple são HFS + desde 1998, mas a empresa tem plena consciência da importância de manter as versões atualizadas, por isso, em 2016, lançou o novo sistema APFS, também conhecido como Sistema de Arquivos Apple e desde então começou a implementação deste sistema nos dispositivos desenvolvidos a partir desse ano.

O que o novo sistema de arquivos da Apple tem?

Imagine retocar uma fotografia em seu computador ou smartphone usando dois aplicativos diferentes. O normal é que cada aplicativo salve uma cópia de segurança da fotografia editada. Essa cópia é armazenada nas pastas que correspondem a cada aplicativo.

Novo sistema de arquivos da Apple

Pois bem, é precisamente isso que não acontece no APFS: é possível visualizar as versões de cada fotografia editada com cada aplicativo. No entanto, a cópia da referida fotografia, não vai armazenar espaço no seu computador ou dispositivo. Este é um dos destaques do novo sistema de arquivos.

Maior segurança e eficiência

O sistema de criptografia também representa um elemento fundamental e importante dentro do APFS. Uma vez que é responsável por gerir todas as funcionalidades do seu equipamento. Cuidando para que funcione com a maior serenidade possível.

Como faço para obtê-lo?

Este sistema de arquivos vem instalado por padrão em computadores Mac, bem como em dispositivos móveis da Apple. No entanto, se você tiver um dispositivo um pouco mais antigo, a capacidade de mudar de HFS + para APFS é baseada na capacidade de atualizar o computador ou dispositivo.

  • Para dispositivos móveis, você precisará atualizar o sistema operacional para iOS 10.3, a versão a partir da qual este sistema de arquivos é implementado. Claro, você também pode baixar e instalar uma versão posterior.
  • Em computadores Mac, a versão 10.13 ou High Sierra, bem como as versões posteriores, são ideais para obter e desfrutar deste novo sistema.
  • Para outros dispositivos, conforme mencionado, este sistema de arquivos é instalado por padrão, como watchOS, bem como tvOS.

Atualize agora!

Passam a aproveite todos os benefícios o que significa ter o sistema de arquivos APFS em seu computador ou dispositivo móvel Apple. Se você tem um computador que precisa ser atualizado, não espere muito para fazê-lo.