Skip to content

O que é LiFi e quais são as diferenças de WiFi? – Vantagens e desvantagens

19 de maio de 2021

Tecnologia LiFi e Wi-fi, têm sido amplamente utilizados para realizar diversas aplicações e avanços, com base em sua rede de Internet. Você pode não ter ouvido falar muito sobre o LiFi, mas esta tecnologia usa a luz como o principal meio de comunicação com vários dados que são enviados por meio dele.

Ao contrário do WiFi, que utiliza ondas eletromagnéticas, com o único objetivo de comunicar e levar dados a um determinado dispositivo através da configuração desta rede sem fios, o que pode ser feito graças à utilização de um router e de um modem. O LiFi, é entendida como uma tecnologia de comunicação óptica e por seu lado WiFi uma tecnologia que realiza a sua comunicação através do rádio.

Embora as duas tecnologias sejam muito semelhantes, o Wifi tem certas funções e vantagens que o Lifi não possui e vice-versa. Se você está curioso para saber sobre estes Ferramentas e como isso pode nos ajudar no nosso dia a dia, é só continuar lendo este post e você encontrará informações relevantes.

O que é a tecnologia LiFi?

A ideia principal da tecnologia LiFi é bastante simples. O objetivo é oferecer a centenas de usuários a possibilidade de se conectar à banda larga por meio de diferentes ondas de luz.

A implantação das redes, que utiliza este tipo de tecnologia, é através de diferentes tipos de postes, que podemos encontrar em locais tão comuns como o iluminação pública. Estão localizados nestes locais, pelo fato de serem locais estratégicos, nos quais os modems estão localizados e passam a transmitir o sinal de um local para outro.

Então como você está instalações São feitos em locais públicos, também é possível fazê-lo em locais domésticos, realizando a mesma instalação em algumas fontes de luz domésticas.

Saber mais sobre a tecnologia LiFi

LiFi, abreviatura de Light Fidelity, é uma tecnologia que funciona de forma a poder ter uma ligação em vários locais da sua casa ou na rua ao mesmo tempo. Seus dados são transmitidos de forma que sejam modulados pela intensidade da luz.

Para funcionar corretamente, use LEDs, que são colocados em ambas as extremidades da transmissão e da mesma forma, nos detectores de foto que estão nas extremidades da recepção.

A tecnologia LiFi usa luz que tem um comprimento forma de onda de 380nm a 780nm, que opera de forma que não haja interferência na comunicação de dados entre os LEDs e os fotodetectores.

Ele pode suportar três modos diferentes, que são: ponto a ponto, estrela e transmissão.

sala de casa do usuário

LiFi vs WiFi

Como o principal neste momento, é iniciar um movimento em direção a tempos melhores, tecnologia LiFi, não pretende ser um substituto para Wi-fi. Ambas as tecnologias podem coexistir perfeitamente e funcionar para o conforto de seus usuários, uma vez que ambas possuem características únicas.

LiFi geralmente opera, em comprimentos de onda que têm uma faixa de 380 nm a 780 nm. No entanto, o WiFi funciona em diferentes bandas de frequência 2,4 GHz e 5 GHz.

Como esta tecnologia é melhor usada e explorada?

Uma das principais empresas, que busca desenvolver o Tecnologia LiFi é Philips Lightnify. Os seus criadores procuram adaptar esta ferramenta a todas as áreas possíveis, esteja você em casa ou no escritório, estará sempre seguro e conectado.

Cada modem de tecnologia LiFi permite que seus usuários alcancem velocidades de download, de até 30 Mbps. Da mesma forma, deve-se observar que sua forma de instalação e o serviço é um dos mais potentes do mercado, pois consegue funcionar mesmo estando instalado em fonte de luz.

O que você acha desse tipo de conexão? Agora que você sabe mais sobre isso, quer mudar?