Skip to content

Quais são as diferenças entre uma ‘letra de câmbio’, uma ‘nota promissória’ e um ‘cheque’?

24 de abril de 2021

Caso estejamos conduzindo qualquer tipo de negociação entre 2 ou mais pessoas, um série de opções quando se trata de planejar datas de pagamento. Este tipo de ferramenta facilita o cumprimento das obrigações e pagamentos esclarecidos previamente nas conversas.

Cada um desses implementos deve ser adquirido pelas duas partes do negócio, desta forma, não haverá nenhum tipo de problema no que se refere ao cancelamento de toda a dívida ou ao pagamento a ser realizado. Dentro dessas opções que podem ser apresentadas a nós, existem alguns vitais para fechar a negociação.

A partir daqui, é quando mostraremos o valor do cheque, da letra de câmbio e da nota promissória na hora de fazer uma negociação. Mas, devemos ter em mente que eles não são todos iguais. Vamos falar sobre cada um deles a seguir. e por que eles são diferentes.

Qual é a letra de câmbio?

Está tem a função de ser obrigatória. É uma papelada ou documento comumente apresentado pelo estado, um banco ou terceiro em que é esclarecido acordo entre ambas as partes em que uma delas ratifica o cancelamento de um pagamento ou dívida apurada com o outro participante.

No referido documento a quantia de dinheiro que o devedor terá que pagar é confirmada, bem como o prazo estipulado com que esta conta pode anular a respectiva dívida ou pagamento e, em alguns casos, também é possível especificar o local exacto onde será efectuada a liquidação total do dinheiro a pagar.

O que é uma nota promissória?

Da mesma forma, a nota promissória é um documento ou papelada em que uma pessoa promete a outro cancelar um pagamento ou dívida determinado. Nesta operação apenas estão envolvidas duas pessoas, que são o respectivo devedor e o beneficiário ou pessoa a quem o pagamento pode ser efectuado.

O devedor, neste caso, é quem redige e emite este documento. Como também, faça a promessa de pagar o dito dinheiro em prazo determinado ao respectivo beneficiário da nota promissória. É importante ressaltar que a nota promissória não é emitida por nenhuma entidade. É apenas parte do respectivo devedor.

O que é um cheque?

É um documento oficial emitido por um banco e fornecido a um cliente específico, este terá a capacidade de fazer pagamentos e cancelar dívidas através deste documento sem nenhum problema. Nesse caso será declarado o valor exato em dinheiro, o beneficiário do pagamento e o local onde a cobrança será realizada.

A verificação também tem um recurso importante a ser considerado. No momento em que é feito ou emitido. O beneficiário do pagamento ou dívida terá que entrar O mais breve possível para carregá-lo no local onde está especificado no documento.

cheque bancário

Quais são as diferenças entre letra de câmbio, nota promissória e cheque?

Em cada um desses procedimentos o número de pessoas necessárias é diferente. Por parte da letra de câmbio estão o devedor, o beneficiário e aquele que emite o documento, pode ser o estado ou um banco.

Na nota promissória, Esta ação é normalmente realizada entre 2 pessoas que são o beneficiário ou a quem o pagamento pode ser efetuado e o respetivo devedor. Enquanto por parte do cheque, o documento é emitido pelo banco mas esta instituição não faz parte da transação do cliente e do beneficiário.

Outro ponto importante a ter em mente é que a letra de câmbio é um documento obrigatório para pagar, enquanto a nota promissória é simplesmente uma promessa escrita do devedor ao respectivo beneficiário da mesma.