Skip to content

O que é e para que serve a placa-mãe? Como escolher a melhor placa-mãe para PC?

17 de abril de 2021

Os computadores são ferramentas essenciais na vida cotidiana de quase qualquer pessoa, seja por motivos de trabalho, seja por motivos acadêmicos, seja em qualquer outro campo. Por isso é extremamente importante realizar manutenções preventivas.

Mas seja no caso de, infelizmente, o seu computador ter sofrido danos, ou de se sentir atraído pela ideia de começar a construir um computador do zero, a verdade é que sem placa-mãe você não conseguirá progredir.

O que é um rodapé?

Este componente é o que dá vida ao seu computador, então, se estiver danificado, você não conseguirá usar o computador.

A placa-mãe pode ser definida como o centro de operações do seu computador, já que, a partir dela, você poderá conhecer os diferentes tipos de slots e conectores você pode contar, assim como o tamanho de sua CPU.

Para que serve a placa-mãe?

A placa-mãe é a única ajudará o resto dos componentes do seu computador a funcionarDaí sua importância. Através dele, os slots disponíveis, bem como os conectores e portas, poderão funcionar o mouse, teclado, monitor, equipamento de som, processador, memória RAM, placa gráfica, etc.

Modelos de placa-mãe

Um dos passos para escolher a placa-mãe ideal para o seu computador é o modelo. Essa decisão também deve se basear no uso que você vai alocar para o computador, para finalmente determinar o tipo de processador de que precisa.

A escolha do modelo da placa-mãe também determinará quanto espaço de CPU você precisará. Portanto, neste caso, o tamanho importa. Existem vários modelos de placa-mãe, mas entre os mais utilizados, estão:

  • ATX: No mercado desde 1995, ela se tornou a placa-mãe mais usada em todo o mundo. Em termos de dimensões, é um dos maiores do mercado. Isso não é exatamente um contra, uma vez que, quanto maior o tamanho da placa-mãe, o quanto maior a quantidade de slot e conectores disponíveis para integrar mais componentes.
  • Micro ATX: Menor em tamanho e capacidade, este tipo de placa-mãe é muito popular para computadores que se destinam a tarefas de escritório e que não exigem maior funcionalidade.
  • Mini ATX: Finalmente, esta é a menor placa-mãe do mercado, ela possui apenas dois slots para a expansão do memória RAM, é perfeito pelo seu desempenho e baixo custo, sendo destinado a computadores que executam funções muito básicas.

O soquete ideal

Outro elemento a levar em consideração ao comprar uma placa-mãe para o seu novo computador é o espaço alocado para o processador, que é chamado de soquete ou soquete.

O processador é importante para garantir o desempenho do resto dos componentes placa-mãe, por isso é importante garantir que eles são compatíveis.

Conhecimento de chipset

Dentro da seção do processador, você encontrará, com igual importância, o chipset. Este componente determina o disponibilidade de conexões que sua placa-mãe possa ter: USB, SATA, entre outros.

Circuitos adequados para uso

Não se esqueça que a placa-mãe é composta por um circuito elétrico que garantem o seu funcionamento. Essa é outra razão pela qual existem diferentes tipos de placas.

Modelos de placa-mãe

A qualidade dos circuitos que circundam sua placa-mãe deve ser equivalente ou maior do que a carga de trabalho que você fornecerá a ela. Pois, em caso de sobrecarga, a placa pode ser danificada ou danificar alguns de seus componentes.

Gráficos ou placas de vídeo

Se você tem em mente no seu computador instale alguns jogossempre é bom conte uma placa de vídeo para melhorar a nitidez dele.

Nesse sentido, você deve estar bem informado se a placa-mãe que está comprando para o seu computador suporta a instalação de placas gráficas simultâneas (caso não consiga um com a capacidade ideal), verificando se está compatível com SLI (para placas gráficas Nvidia) ou Fogo cruzado (Placas gráficas ATI).