Skip to content

Como visualizar e abrir meus arquivos Android no navegador móvel em ‘file: /// sdcard /’

18 de maio de 2021

Os dispositivos móveis de hoje possuem um grande número de ferramentas e implementos necessários para seu respectivo uso. Sendo equipes tão completas eles armazenam um grande número de arquivos e pastas pertencentes ao sistema operacional e nosso armazenamento interno ou externo. Esses tipos de arquivos são visíveis em terminais Android e iOS.

Os celulares de hoje têm gerenciadores de arquivos ou navegadores de seu próprio sistema, normalmente esses são aplicativos padrão em nossos dispositivos móveis. Mas existem exceções. No caso de terminais Android algumas marcas não têm essas instalações e, portanto, eles não têm nenhum meio de visualizar seus arquivos.

Obviamente, você tem a opção de baixar um explorador de arquivos, seja da Play Store ou de uma loja alternativa ou de terceiros. Mas você pode estar em um momento em que está muito ocupado e simplesmente não tem tempo. Como também você pode não ter uma conexão com a internet naquele momento para poder baixar o aplicativo.

Esses são problemas e inconvenientes muito recorrentes que podem colocá-lo em maus lençóis. Mas não se preocupe, existe uma maneira de visualizar os arquivos em seu telefone sem a necessidade de um aplicativo focado no gerenciamento de arquivos. A seguir Vamos mostrar o que é “file: /// sdcard /”, o que nos oferece e como nos pode ajudar nestas circunstâncias.

O que é ‘file: /// sdcard /’, o que ele nos oferece e como pode nos ajudar se não tivermos um gerenciador de arquivos?

Android é um sistema operacional que tem uma grande variedade de truques e atalhos, tudo isto devido à sua grande liberdade de visualização e totalmente acessível aos seus utilizadores. Embora não seja divulgado ou levado em consideração, possui um grande número de ferramentas que podem facilitar tarefas e ações em nosso dispositivo móvel.

Desta forma, apresentamos a você um daqueles truques por algum motivo escondido pela empresa. Este é o comando “file: /// sdcard /”. É uma função acessível apenas no Android que nos dará a oportunidade de ver todas as nossas próprias pastas e arquivos alojados no espaço de memória de armazenamento interno do nosso terminal.

Mas este atalho encontra uma peculiaridade bastante interessante. A maneira como você poderá ver seus arquivos e pastas armazenados será digitando este comando em qualquer um dos navegadores que você instalou em seu dispositivo móvel. Se você tiver um aplicativo de navegador como Google Chrome, Opera, Mozilla Firefox, etc. Você poderá executar este comando sem problemas.

Graças a este comando, você poderá realizar as funções básicas que podem ser executadas em um aplicativo gerenciador de arquivos comum sem qualquer inconveniente. Daqui você terá a possibilidade de mover arquivos e pastas, além de poder copiar, colar e deletar o que você quiser ou precisar naquele momento. Definitivamente, uma opção muito útil em um momento drástico.

Outro ponto bastante importante que deve ser esclarecido é que por meio deste comando podemos apenas visualizar os arquivos, pastas e documentos armazenados na memória do armazenamento interno do dispositivo móvel. Portanto, esta opção não é válida caso queiramos visualizar o conteúdo do nosso cartão SD inserido no terminal.

Como podemos ver e abrir meus arquivos Android no navegador móvel com o comando ‘file: /// sdcard /’?

O primeiro passo a considerar para poder realizar este processo é preciso ter a aplicação de um bom navegador. Entre os melhores navegadores da web para dispositivos móveis que existem, recomendamos Google Chrome, Opera e Brave.

Arquivo de documento

Tendo já instalado um navegador, o próximo passo a realizar será entrar neste respectivo aplicativo. Uma vez lá, podemos ver que o mecanismo de busca padrão está na parte superior da tela. A partir daí escreveremos o comando “file: /// sdcard /” e clicaremos para poder fazer a respetiva pesquisa.

A seguir seremos apresentados com todas as pastas, arquivos e documentos que temos na memória do armazenamento interno do nosso telefone. A partir daí nós podemos faça as mesmas alterações e modificações que pode ser executado em um gerenciador de arquivos sem nenhum problema ou inconveniente.