Skip to content

Como verificar se o disco rígido SSD do meu PC está corrompido ou não? – Desgaste nas Células

23 de janeiro de 2022

O armazenamento de dados mudou muito nas últimas décadas. A quantidade de memória necessária em um disco rígido e a velocidade necessária para trabalhar com arquivos atuais são mais extensas. Os discos rígidos SSD aceleram o processamento de informações, embora sejam vulneráveis ​​ao desgaste das células. aprenda como Verifique se a unidade SSD do seu PC está danificada ou não.

Desta maneira, você pode estender sua vida útil ao máximo e aproveite o desempenho avançado desse tipo de unidades de armazenamento sólido. Descubra as causas mais comuns de falha, como diagnosticá-la, quais ferramentas gratuitas você pode usar para examiná-la e a maneira correta de repará-la.

Como um disco rígido SSD pode ser danificado sem você perceber?

Os discos rígidos sólidos, ou SSDs na sigla em inglês, representam um avanço em unidades de armazenamento, pois implementam grandes melhorias em velocidade, segurança, processamento de dados e durabilidade. Embora o espaço que contém seja limitado em comparação com os HDDs, seu desempenho é muito superior.

No entanto, eles não são perfeitos; segue sendo vulnerável a vários fatores que podem causar danos sem que você perceba. Um deles é a instalação incorreta do disco rígido SSD em seu PC. Se você não montá-lo corretamente, corre o risco de causar um curto-circuito que inutiliza sua unidade de armazenamento SSD.

Nem sempre é tão fácil perceber os riscos aos quais o disco rígido está exposto. A passagem do tempo e o desgaste das células, combinados com a falta de manutenção, prejudicam seriamente o SSD e reduzir sua vida útil. Saiba mais sobre essas causas para não correr riscos com o disco rígido do seu PC.

desgaste celular

A expectativa de vida de um SSD é igual aos ciclos de gravação das células. Ou seja, a cada gravação no disco, as células se desgastam. Devido ao mecanismo utilizado por essas unidades para apagar e gravar informações, uso simples gera desgaste significativo que é medido em TBW (Tera Bytes Escritos). Quanto maior o seu uso, maior o desgaste.

Com o passar do tempo

Além do desgaste com base no volume de dados no disco rígido, também existem falhas causadas pela passagem do tempo. Quando a unidade não recebe manutenção regular ou é exposta a condições ambientais desfavoráveis, é mais provável que seja danificada. Estima-se que a vida útil de um SSD é de 5 anos.

Como você pode saber se o disco rígido SSD do seu PC está muito danificado?

Quando o SSD do seu computador está chegando ao fim de sua vida útil ou apresentando algum tipo de falha, há certas sintomas que servem como indicativos. Esses sinais persistem quando há sérios danos ao SSD e tendem a aparecer com mais frequência na fase terminal do disco rígido, por isso é aconselhável criar um backup imediatamente para não correr o risco de perder as informações armazenadas no seu SSD.

As falhas também podem se manifestar por meio de um mau funcionamento constante, especialmente ao abrir ou salvar arquivos. Às vezes, os programas podem ser encerrados inesperadamente ou ser extremamente lentos. Mesmo o disco rígido pode não ser detectado pelo computador durante a sequência de inicialização.

Em qualquer caso, é necessário conhecer a fundo as características do seu computador para descobrir problemas a tempo e evitar danos irreversíveis. Não espere que os sintomas persistam antes de tomar medidas para cuidar do seu disco rígido SSD e verificar sua condição com frequência.

Quais aplicativos ajudam a conhecer o estado real de um disco rígido SSD?

A chave para prolongar a vida útil do seu disco rígido SSD é a prevenção. Se você agir antes que haja sintomas de falha, será mais fácil preservar seus dados. A melhor maneira de verificar o status do seu SSD é usando aplicativos projetados para mostrar o estado real do disco rígido.

Existem muitos programas que oferecem esses serviços, embora alguns sejam mais confiáveis ​​e precisos do que outros. Por se tratar de um assunto tão delicado, é melhor usar o melhor ferramentas disponíveis para revisar seu status e detectar a menor falha instantaneamente.

Informações do disco de cristal

Este utilitário é compatível com todos os tipos de discos rígidos e é usado para analisar qualquer HDD ou SSD em busca de anomalias. Assim que detectar uma falha, notifica o usuário com um relatório detalhado que pode ser usado para corrigir esses erros. Você pode baixar o CrystalDisk Info em seu site oficial.

SSD Life Pro

use ssd life pro

Ao contrário da opção anterior, o SSDLife Pro está focado exclusivamente na análise de discos rígidos SSD. Não só mostra todas as informações em tempo real da sua unidade SSD, mas também fazer uma estimativa da vida útil O que resta no seu disco rígido? É compatível com todos os sistemas e tem até uma versão portátil.

É possível recuperar um disco rígido SSD danificado?

Se as falhas já causaram danos duradouros ao seu disco rígido SSD, não se preocupe, é possível repará-las. Desde que o dano não tenha causado consequências graves e o disco rígido ainda esteja funcional, existem várias opções para restaurá-lo.

O primeiro passo que você precisa dar é desconecte o SSD e conecte-o novamente. Claro, não faça isso imediatamente, espere cerca de 30 minutos antes de iniciar o computador e configure a inicialização do BIOS.

manutenção de disco rígido

você também pode tentar atualizando o firmware do disco rígido do ‘Device Manager’ para corrigir quaisquer falhas virtuais. Outra alternativa é atualizar os drivers do SSD. Você também tem o comando ‘chkdsk /f’ para ser executado no PowerShell.

Agora, se a falha é física, é melhor leve para consertar com um especialista ou compre um novo disco para trocar e instalar um novo SSD em seu PC.