
Linux é um sistema operacional que aumenta o número de usuários dia a dia, graças à sua estabilidade, velocidade e custo (totalmente gratuito), sendo um software livre, permite gerenciar processos de forma mais ampla que executa. Por exemplo, verifique e controle os diretórios, pois estes, consumindo muito espaço no disco rígido, afetam o desempenho geral do seu PC, se você está se perguntando Quais arquivos estão sobrecarregando a memória do seu computador? Quanto espaço eles ocupam? Continue lendo que explicaremos a seguir.
Como você pode usar o comando du para ver as maiores pastas?
O comando DU é uma abreviação de “Disk Usage” então obviamente se refere ao uso do disco do seu computador, seu objetivo é quantificar a ocupação de um determinado diretório ou arquivo, em seu disco rígido. Para conseguir isso, você deve fazer o seguinte:
- Abra um terminal, para fazer isso pressione simultaneamente as teclas “Ctrl + Alt + T”.
- Digite o comando com a seguinte estrutura “du -a /DirectName | ordenar -n -r | cabeça -n 7”, lembre-se de substituir a seção “DirectoryName” pelo nome da pasta, na qual você está procurando o diretório mais importante.
- Se, em vez disso, você quiser pesquisar todo o sistema pelos diretórios mais pesados, o código que você deve executar é este “du-a | ordenar -n -r | head -n 7” ou “du -hs * | classificar -rh | cabeça -7”, para fazer a pesquisa em subdiretórios da mesma forma.
O sistema retornará uma lista, com os diretórios principais, de acordo com seu consumo de espaço no disco rígido, é interpretado da seguinte forma, A primeira coluna refere-se ao tamanho do arquivo no disco rígido (com o último código, expresso no armazenamento de unidades), então o caminho ou nome de cada um, outra consideração é que, irámostrar tantas linhas de diretório quanto o último número da instrução, é o exemplo 7. Lembre-se do diretório com o maior peso, é o que aparece primeiro na lista.
Qual é a maneira de usar o comando find em um caminho do Linux?
Linux Find é um comando muito útil que executa a função de encontrar arquivos e diretórios, sob critérios hierárquicos e otimizando recursos. A forma como consegue verificar o seu sistema é através de uma sintaxe estrita que consiste num hífen (-) seguido do parâmetro/filtro a aplicar (nome, tipo, proprietário, tamanho, etc.), um espaço ( ) e valor do parâmetro escolhido.
Find é um comando que retorna informações, sobre o tamanho dos arquivos, para usá-lo você deve usar o terminal de comando. A maneira correta de usá-lo em uma rota é:
- achar .
”, para pesquisar na pasta atual. - “find ~
”, para pesquisar na pasta do usuário atual.
Quais etapas você deve seguir para ver seus maiores arquivos no Linux com o comando find?
Siga esta estrutura para saber exatamente quais arquivos têm mais peso em seu sistema operacional Linux; Em uma execução de terminal “find -type f -exec du -Sh {} + | classificar -rh | cabeça -n 7”, Assim como no comando anterior, o último número determina o número de resultados que você verá, neste caso você verá os 7 maiores diretórios.
Automaticamente, a primeira figura é mostrada com unidade de medida, pois representa o tamanho em ordem crescente, você verá os nomes de cada um. Caso contrário, se você precisar pesquisar dentro de um caminho especificado, o comando deve ser modificado por “find /RutaDeldirectorio -type f -exec du -Sh {} + | classificar -rh | head -n 7”, lembre-se de substituir o caminho pelo desejado.
Como compactar o espaço que uma pasta ocupa no Linux?
Ao determinar qual pasta ou arquivo em seu PC é aquele que ocupa mais espaço, você provavelmente está se perguntando o que pode fazer, se sim, tente compactar a pasta em questão para que ela ocupe menos espaço. Compactar uma pasta no Linux é uma tarefa simples, que converte um pacote de arquivos para um formato especial (ZIP, 7Z, RAR, etc.), com a ferramenta Zip você consegue dessa forma; A primeira coisa é instalá-lo, dependendo da sua distribuição Linux o comando varia:
- “sudo apt install zip”, para Debian e Ubuntu.
- “sudo yum install zip”, para CentOS e Fedora.
- “sudo pacman -S zip”, para Arch Linux ou Manjaro.
- “sudo zypper install zip”, para OpenSUSE
Agora, a estrutura para compactar um diretório pesado é “zip -r arquivo_comprimido DirectoryToCompress”, Cada diretório ou arquivo a ser compactado deve ser separado por um espaço.
O que fazer para ver o espaço disponível no seu PC Linux?
A monitorização do nível de utilização do seu disco rígido é muito importante para gerir atempadamente soluções que lhe permitam melhorar o seu desempenho, a forma ideal de ver o espaço disponível no seu PC Linux é a seguinte; em um terminal digite o seguinte código “df -h”, com isso você receberá uma lista que indica o espaço total, usado e livre de cada sistema de arquivos.
De que outra forma você pode liberar memória?
Além de reduza o tamanho dos diretórios compactando-os, existem outras medidas que você pode tomar para liberar espaço em seu computador Linux e, assim, melhorar o desempenho e a capacidade de memória
- Desinstale programas que você não usa: o sistema os identifica e exclui automaticamente com “sudo apt-get autoremove”
- Limpe o cache: executando o comando “sudo apt-get clean”
- Exclua o arquivo de kernel desnecessário: digite o código “sudo apt autoremove – purge”
- Baixe um limpador: BleachBit pode ser bastante útil,
- Mantenha seu sistema atualizado.