Skip to content

Como usar as funções IS.PAR e IS.IMPAR no Excel de maneira simples

17 de abril de 2021

Uma das ferramentas mais comuns que você encontrará nos pacotes de automação do Office é o Microsoft Excel, pertencente à Microsoft Office, que é amplamente utilizado em todo o mundo. Nesse sentido, você terá a oportunidade de desenvolver trabalhos de diversas naturezas nesta ferramenta, como aplicações de cálculos de diversos fenômenos. Por isso, é amplamente utilizado nos ramos estatístico, matemático, financeiro, entre outros.

Neste post, vamos falar sobre como usar a função ES.PAR e ES.IMPAR no Excel de uma forma simples, e isso é Essas fórmulas serão muito úteis para você, uma vez que, entre outras coisas, permitirá que você determine a natureza de uma quantidade ou número. Se precisar, você pode se familiarizar antes de abordar este tópico com o uso de fórmulas no Excel.

O que são e quais são as funções ES.PAR e ES.IMPAR?

Como já indicamos a você, as funções ES.PAR e ES.IMPAR são fórmulas pertencentes ao Excel que você pode usar para descobrir se um número ou quantidade é par ou ímpar; Parece muito simples, óbvio e até absurdo usar essas fórmulas porque só de olhar para o número você saberá se ele é par ou ímpar.

No entanto, será de grande ajuda quando você lida com uma grande quantidade de dados e exige um mecanismo que permite analisar a natureza dos números rapidamente.

Imagine que você possui um banco de dados que contém informações sobre vários elementos pertencentes a um processo de produção, onde você deve classificar a quantidade de produtos de acordo com o dia da semana.

Bem, neste caso você terá uma aplicação típica das funções IS.PAR e IS.IMPAR, uma vez que você pode associar os dias da semana à função conforme apropriado. Portanto, segunda-feira será o dia 1, por exemplo, terça-feira será o dia 2 e assim por diante até o domingo como dia 7.

Então, fazendo uso dessas fórmulas juntamente com outras funções, como SUM.SI, você será capaz de executar o contagem final da quantidade de produtos obtidos em dias pares e ímpares. Porém, para isso você deve conhecer a sintaxe que é a forma correta de escrever a função no Excel.

Sintaxe ou forma adequada de escrever as funções ISPAR e IS.IMPAR no Excel

É importante que você escreva a função corretamente, caso contrário, você obterá resultados errados e nem mesmo será reconhecido pelo Excel. Nesse sentido, para escrever corretamente as fórmulas, você deve seguir os seguintes passos:

Função ES.PAR

  • Para escrever esta fórmula corretamente, você deve considerar os argumentos necessários para inseri-la:
  1. ES.PAR (Número)
  2. Número: deve ser um valor quantitativo, ou seja, uma quantidade numérica.

Função ES.IMPAR

  • Semelhante à função anterior, a sintaxe para IS.IMPAR (Número) espera que você insira uma quantidade numérica ou valor quantitativo. O argumento de número é obrigatório e esperado sempre que você precisar usar a fórmula.

funções de dispersão e ímpares

Características das funções ES.PAR e ES.IMPAR

Ao trabalhar com essas funções, você deve levar em consideração as seguintes características, pois os resultados que obterá dependerão deles e, portanto, do cumprimento dos objetivos que procura ao utilizar estas fórmulas:

  • Os valores inseridos em ambas as fórmulas como argumentos devem ser números, no caso de utilizar textos ou expressões diferentes de números, o resultado retornará a expressão de erro # Nome?
  • Se os valores numéricos inseridos no argumento das funções forem quantidades decimais, então as fórmulas tomarão a parte inteira e farão sua análise. Fazendo um corte na quantidade e deixando de lado a parte decimal, sem considerá-la para o resultado. Exemplo, se você tiver 5.326; ambas as funções terão a parte inteira, ou seja, o número 5.
  • O o resultado vai depender da função usada, no caso do número 5, se utilizar a função ES.PAR (5.326), tendo em conta o ponto anterior, o resultado será FALSO. Se você usar a função IS.IMPAR (5.326), o resultado será VERDADEIRO.

Em geral, você pode fazer uso de diferentes fórmulas no Excel, mesmo combinando várias delas nas chamadas funções aninhadas para obter resultados de análises mais específicos em várias situações. Da mesma forma, você terá a possibilidade de combiná-lo com funções como SEARCH V, CONSULT V, entre outras.

Por fim, se desejar ampliar as informações fornecidas, visite a página de suporte do Microsoft Excel, com isso você terá um add-in que o ajudará a visualizar as diferentes formas de utilizar as fórmulas ES.PAR e ES.IMPAR.