Skip to content

Como sei que tipo de categoria de cabo Ethernet devo usar para PC?

14 de abril de 2021

Cinquenta anos atrás, uma nova forma de interconexão surgiu para compartilhar recursos e aplicativos com o nome “Ethernet”. Para que a rede funcione de maneira ideal, é necessário um cabo especial para garantir seu desempenho. Se você quer saber como saber que tipo de categoria de cabo Ethernet devo usar para PC? Esse artigo é para você.

A verdade é que embora já existam fibras ópticas de diferentes tipos e características, redes sem fio e muitos outros tipos de conexão, o cabo Ethernet ainda é muito importante. Hoje falaremos sobre a escolha adequada deste tipo de cabo.

Como posso saber que tipo de categoria de cabo Ethernet devo usar para PC?

Em uma rede local (LAN) O tipo de cabo que você usa pode afetar o desempenho da sua conexão. Uma vez que alguns dispositivos têm uma porta Ethernet para ligá-los a um gateway, o cabo Ethernet torna-se o melhor meio de estabelecer conexão entre esses dispositivos e a rede.

O cabo Ethernet é muito importante para os vários tipos de redes de computadores que existem. Portanto, a seguir, apresentamos todas as informações que você precisa saber sobre o cabo Ethernet, suas categorias e o que você deve fazer para escolher o cabo adequado.

Qual é o cabo Ethernet?

É um cabo que tem a capacidade de conectar qualquer componente ou dispositivo que tenha uma porta Ethernet à rede de redes (Internet). O cabo Ethernet é usado para conectar uma rede de computadores sem interferência e com um padrão que estabelece a velocidade da conexão.

Categorias de cabos Ethernet

Existem várias categorias para diferenciar o cabo Ethernet com base em certas certificações que evoluíram ao longo do tempo. Nesse sentido, o cabo Ethernet possui as categorias: 3, 5, 5e, 6 e 6a, 7 e 7a. Cada categoria pode ser usada de acordo com a velocidade de transferência e a frequência de transmissão.

  • Categoria 3 e 5 (CAT 3 E CAT 5): Cabos Ethernet nesta categoria são o mais obsoleto e eles não garantem uma alta velocidade de transmissão.
  • Categoria 5e: Esses cabos oferecem uma opção aprimorada que garante nenhuma interferência durante a conexão. Cabos CAT 5e são O mais usado em redes domésticas pela sua utilidade e baixo preço.
  • Categoria 6: Os cabos nesta categoria são mais caros do que CAT 5e, mas suportam velocidades de até 10 Gbps e eles têm um escudo que garante um sinal ideal.
  • Categoria 6a: Cabos CAT 6a suportam o o dobro da largura de banda máxima e eles também têm uma estrutura blindada que torna os cabos CAT 6 menos flexíveis.
  • Categoria 7: Esses cabos suportam taxas de transmissão acima dos cabos CAT 6a (até 100 Gbps).
  • Categoria 7a: Os cabos Ethernet nesta categoria oferecem melhorias de largura de banda em mais de 50% embora atualmente não haja muita disponibilidade destes no mercado.

Além do acima exposto, para escolher o melhor cabo de rede para conexão à internet, deve-se considerar seus tipos (UTP, FTP, etc.) de que falamos no link fornecido anteriormente.

Que categoria de cabo Ethernet devo usar para PC?

É conveniente que você verifique a velocidade de sua conexão e o número de dispositivos que serão adicionados à rede. Se você tiver uma conexão de velocidade muito baixa (entre 10 Mbps e 20 Mbps), você pode usar o cabo Ethernet Categoria 5 (CAT 5).

Se você tiver uma rede local onde pequenos arquivos são transferidos, você pode optar por um cabo Ethernet Categoria 5 (CAT 5) para uma velocidade de transferência de até 100 Mbps. Ainda assim, para mover arquivos grandes de alta largura de banda, um cabo CAT 5e ou CAT 6 é o melhor.

Cabo Ethernet

Conexão direta ao roteador

Para redes domésticas, a opção mais viável é o cabo Ethernet CAT 5e ou CAT 6pois a categoria 5 pode ser inconveniente. A categoria 6 garantiria a transmissão de alta velocidade para uma largura de banda considerável e melhor desempenho da rede. Embora um cabo CAT 5e também possa funcionar de forma eficiente.

Depois de adquirir o cabo apropriado, você pode continuar a configurar e instalar um roteador para se conectar à Internet. Como observamos antes, a escolha dependerá do que você está procurando e dos equipamentos que possui.