Skip to content

Como se conectar à área de trabalho remota do WINDOWS 10 para acessar arquivos | Uma unidade (exemplo)

20 de abril de 2021

Conecte-se à área de trabalho remota do Windows 10 e acesse os arquivos de OneDrive facilmente, sem usar programas de terceiros.

O sistema operacional janelas, desenvolvido pela Microsoft, é um dos mais utilizados hoje porque oferece ao usuário um ambiente muito amigável e fácil de usar. Além disso, oferece várias utilidades que se adaptam às necessidades de cada consumidor.

Um desses utilitários disponíveis a partir da versão Windows 7 é o aplicativo de área de trabalho remota integrado ao sistema, permitindo ao usuário acessar seus arquivos, mesmo que não esteja em frente ao PC em um determinado momento.

Configurar a Área de Trabalho Remota do Windows 10

Para começar, clique com o botão direito no botão Começar na área de trabalho e pressione a seção Sistema. Você também pode acessar este menu com a combinação de teclas Iniciar + Pausa.

Uma vez dentro da janela de Propriedades do sistema Você deve ir para Configurações de acesso remoto, que está na coluna à esquerda.

Na próxima janela, marque a caixa Permitir conexões remotas a este computador. Além disso, nas opções avançadas, você pode determinar o tempo que deseja para poder se conectar remotamente ao computador.

Ativar o recurso Buscar no OneDrive

O OneDrive oferece serviços gratuitos de armazenamento em nuvem, tornando-se um dos mais populares devido à sua capacidade de armazenamento e fácil acesso.

Este serviço está pré-instalado no sistema operacional Windows 10, para começar a usá-lo você só precisa fazer login com sua conta Microsoft.

Além disso, o aplicativo de desktop OneDrive no Windows 10 oferece o recurso de acesso remoto a arquivos integrado, permitindo que você defina o Onedrive como uma unidade de rede no Windows 10 e acesse todos os arquivos e pastas no sistema.

Para habilitar o recurso de acesso remoto a arquivos no OneDrive, vá para o menu Começar e selecione OneDrive para abri-lo.

Com esta ação, a pasta OneDrive será aberta, além de iniciar o aplicativo de desktop OneDrive e minimizá-lo na barra de tarefas.

Agora você deve clicar com o botão direito do mouse no ícone do OneDrive que está na barra de tarefas e selecionar a opção Contexto.

Na janela de configurações, clique na guia Definições e marque a caixa de seleção “Use o OneDrive para acessar meus arquivos neste computador”E pressione o botão Ok para salvar as alterações.

Agora você deve fechar o aplicativo, para fazer isso, clique no ícone da barra de tarefas com o botão direito do mouse e selecione a opção Sair.

Na próxima janela, você deve confirmar que deseja fechar o aplicativo pressionando o botão Fechar OneDrive. Com isso, você fará com que as alterações tenham efeito.

Comece a capturar arquivos

capturar arquivos Remote Desktop OneDrive

Você deve acessar o site oficial e fazer login no OneDrive com as informações da sua conta da Microsoft e ir para a opção Equipamento (PCs) encontrado na barra lateral.

Nesta seção, uma lista dos equipamentos que você possui com o aplicativo de desktop OneDrive instalado, selecione seu PC.

Em seguida, você precisará fazer uma verificação de segurança. Clique no botão Login com código de segurança e digite a senha de uso único para continuar.

Assim que a verificação de segurança for concluída, você poderá ver pastas como Documentos, Vídeos e Imagens. Rolar um pouco para baixo verá as unidades do sistema, até mesmo os dispositivos de armazenamento externos conectados ao PC. Além disso, você pode usar o OneDrive com o Microsoft Excel online se desejar.

Para capturar o arquivo que você deseja, basta localizá-lo, clicar com o botão direito sobre ele e selecionar a opção Download.

Alguns aspectos a levar em consideração são que, para acessar remotamente o arquivos e pastas do sistema, o PC deve estar conectado à Internet e o aplicativo OneDrive deve estar em execução.

Além disso, ao acessar arquivos usando a função de pesquisa por OneDrive, terá acesso somente leitura, ou seja, você não poderá criar, modificar ou excluir nenhum arquivo ou pasta da interface do OneDrive.