Skip to content

Como salvar dados e jogos de jogos PS1 e PS2 em um PS3

19 de abril de 2021

O PS3 além de permitir que você grave a tela possui o compatibilidade com seus consoles predecessores, o que desperta a nostalgia dos jogadores mais veteranos que iniciaram o seu caminho de jogador com a PS1 ou a PS2. Porém, um procedimento prévio deve ser feito para poder jogar estes títulos, caso contrário, o andamento dos jogos não poderá ser salvo.

Para poder salvar o jogo de um jogo PS1 ou PS2, você terá que crie um formato de raspadinha; no entanto, o procedimento é bastante simples e não leva mais de 5 minutos.

Finalmente, para fazer seus jogos PS1 e PS2 funcionarem, você deve atualizar o console, o firmware mais recente permite que você compatibilidade retroativa com jogos. No entanto, se você não entende muito, no artigo a seguir explicaremos passo a passo como salvar dados e jogos do PS1 e PS2 no seu PS3.

Passos para poder salvar dados e jogos de jogos PS1 e PS2

É importante referir que o PS3 Slim e o super Slim não são compatíveis com jogos físicos de PS1 e PS2, sendo o primeiro modelo de Playstation 3, o PS3 Fat, o único modelo que lê alguns jogos originais, tanto PS1 como PS2.

Porém, na PlayStation Store podes encontrar os jogos clássicos para PS1, PS2 e até mesmo alguns do PSP.

O problema é que ao adquirir jogos de PS1 ou PS2 na Playstation Store, muitos usuários não sabem onde salvar os jogos, mas o procedimento a ser realizado é realmente muito simples.

A primeira coisa que você deve fazer é iniciar seu PS3 e você deve espere até que ele carregue na barra XMB. Esta é a barra principal onde podemos ver os títulos, jogos e outras opções do seu console.

Mais tarde teremos que ir para a opção de jogo e subir para a opção chamada ferramentas do cartão de memória.

Enquanto estiver lá, você terá duas opções onde poderá salvar seu progresso, seja em um dispositivo USB ou, ao contrário crie um novo cartão de memória.

Criação de um cartão de memória virtual

Caso opte por criar um cartão de memória virtual, deve ter em atenção que os dados gerados e guardados ocuparão a memória no armazenamento do disco rígido da sua PS3, dependendo da capacidade do seu disco rígido, pode ser um bom alternativa para salvar o progresso, uma vez que você não precisará conectar um stick USB externo.

Da mesma forma, o peso deste cartão de memória virtual não ultrapassa um mb, por isso não implica uma grande carga para o armazenamento do disco rígido.

Ao criar o cartão de memória, este terá um peso de 150 kb, o que equivale a 15 blocos, em cada um desses blocos você pode salvar o andamento de um jogo diferente, portanto, no total, você terá espaço para salvar o jogo de 15 jogos.

Ao criá-lo, podemos renomeá-lo como quisermos e mais tarde veremos uma mensagem que dirá que o cartão de memória foi realmente atribuído ao slot 1.

Deve ficar claro que este sistema de cartão de memória virtual simula o antigo console PS1, então Você só pode ter dois slots e cada um tem um cartão de memória. O mesmo se aplica aos jogos de PS2, onde podemos ter dois slots e um cartão de memória em cada um deles.

Dicas e recomendações

A emulação de jogos PS1 e PS2 costuma ser bastante boa, é possível que os arquivos do Memory Card fiquem corrompidos, perdendo todo o andamento dos possíveis jogos jogados, embora soe um pouco arcaico, ainda é a melhor opção para jogar no console retro, uma vez que este risco é reduzido a zero.

playstation antigo

Da mesma forma, deve-se observar que se você tiver muitos dados no disco rígido do seu PS3, é provável que não consiga criar um cartão de memória virtual, por isso é recomendável ter sempre, pelo menos, 100 MB disponíveis no seu disco rígido.