Skip to content

Como saber se meu celular ainda é à prova d’água ou submersível sem colocá-lo em perigo

14 de abril de 2021

Normalmente surgem dúvidas como: O que acontece se você desmontar um celular e perder a proteção contra água?, Mas primeiro é melhor saber o básico. Portanto, com o seguinte guia falaremos um pouco sobre como saber se meu celular ainda é à prova d’água ou submersível sem colocá-lo em perigo, para que você saiba informações relevantes sobre as certificações de proteção móvel.

Saiba se o seu celular pode ser submerso na água sem perigo

Com o passar dos anos, dispositivos eletrônicos, e, mais especificamente, os telefones celulares tornaram-se cada vez mais poderosos. No entanto, a potência não é a única coisa que melhorou nos últimos anos, pois a resistência dos aparelhos a determinadas condições também melhorou.

Diante disso, existem vários celulares que são capazes de resistir a imersões na água. É claro que isso vai depender especificamente do modelo de celular de que estamos falando, já que nem todos são resistentes à água. Na verdade, muitos celulares podem quebrar, antes disso, é melhor estar preparado e saber se seu celular pegou fogo ou entrou em curto.

Por outro lado, a maneira correta de verificar se um móbile está submersível na água sem colocá-lo em perigo é verificando sua certificação. Isso geralmente pode ser visto na caixa, manual ou em qualquer espaço onde as especificações do telefone celular são mostradas.

É importante observar que essas certificações passar por certos protocolos com o propósito de dar verdade às afirmações feitas. Diante disso, é melhor conhecer as certificações mais comuns, para saber se o seu celular é submersível na água.

Certificações

Como muitos controles de qualidade, no caso de aparelhos eletrônicos temos Certificações IP. As certificações de IP são fornecidas para indicar que um dispositivo eletrônico possui certas qualidades de proteção.

Sendo mais específicas, as certificações IP definem os estatutos de todos os componentes eletrônicos preparados para evitar a entrada de poeira, água e outros elementos.

Da mesma forma, existem várias certificações oferecidas para dispositivos eletrônicos. Você certamente já ouviu os termos IP67 e IP68, os quais se referem precisamente à resistência dos dispositivos a certas condições.

  • IP22: A certificação IP22 é a certificação mínima exigida por alguns fabricantes. Na verdade, é considerado o requisito mínimo para os dispositivos eletrônicos que usamos em nossa casa.
  • IP67: No caso do IP67, oferece proteção absoluta contra poeira, enquanto o dispositivo deve ser capaz de resistir a uma imersão em água (1 m de profundidade) por um período de até meia hora.
  • IP68: O IP68 oferece proteção semelhante ao IP67, mas de forma estendida. Um dispositivo com certificação IP68 é imune à poeira e pode resistir à imersão em líquidos, além disso, o dispositivo deve teoricamente resistir à imersão prolongada em água.
  • IPX69K: A certificação IPX69K vai um pouco além, garantindo proteção absoluta contra poeira e a capacidade de resistir a jatos de água em alta temperatura (80c).

piscina tablet resistência à água

Os itens acima são algumas das certificações mais comuns para dispositivos eletrônicos, incluindo telefones celulares. Se o seu celular não possui nenhuma dessas certificações, é melhor usar alguns truques para transformar seu celular em um aquático, mas isso deve ser feito com grande cautela.

Cuide do seu celular

Definitivamente, ter uma certificação IP geralmente dá muita segurança em termos de durabilidade do celular. Isso geralmente indica que, em caso de acidente envolvendo água, nosso celular você tem uma chance melhor de sair ileso.

No entanto, lembre-se de que isso não significa que você deva submergir voluntariamente o dispositivo na água. Na verdade, é melhor evitar a todo custo a exposição de seu celular à água.

Lembre-se, as certificações cumprem apenas com a indicação de quais você pode esperar antes de uma circunstância acidental. Diante disso, não aja indevidamente com seu dispositivo, pois você pode acabar estragando-o apesar de possuir a certificação IP. Nesse caso, é melhor que você saiba o que fazer quando um celular cair na água, para evitar danos.