Para nós, os computadores são uma parte importante da vida cotidiana, por isso não economizamos aplicar métodos que mantenham nossa equipe segura, mas sempre haverá um fator que pode falhar e que somos nós mesmos, e o descuido é a causa. Assim que isso acontecer, qualquer um pode entrar furtivamente em nosso computador e fazer sabe-se lá o quê; quando suspeitamos que esta atividade não é permitida por nós.
Neste caso, podemos ter uma ferramenta em mãos que pode nos ajudar neste caso, e é que podemos saber quais atividades o PC realiza na nossa ausência, e assim saber se alguém entrou ou não em nossa área de trabalho e qual atividade realizou; É nisso que este artigo se baseia, em como realizar as investigações, com o que temos em mãos, vamos ver como conseguir essa investigação.
Como posso ver o histórico de atividades no meu PC?
Para realizar esta investigação a partir do mesmo computador, sem ter que recorrer a programas externos, o que não é necessário, devemos saber que o sistema operacional Windows 10 possui uma ferramenta para isso que precisamos acessar o visualizador de eventos, que é integrado entre as funções do sistema, isso é usado para ver o que foi modificado e quais processos ele fez do computador.
Entre essas opções oferecidas por esta útil ferramenta de supervisão, é ver em detalhes os logs dos programas e também os elementos recentes, quais modificações tiveram ou quais processos foram executados neles, na nossa ausência podemos verificar isso por hora na seqüência de tempo.
Como proteger seu computador para que eles não entrem nele?
Existem muitas formas de ter o computador protegido, impedindo que entrem nele é fundamental para manter todos os nossos arquivos e informações como desejamos. Para isso existem formas que de alguma forma se tornariam clássicas ou comuns de serem aplicadas, como proteção de contas e geração de sistemas de segurança para o dispositivo.
De qualquer forma, podemos fazer uso de técnicas e esquemas de segurança criados por nós mesmos, como seria, para criar um acesso remoto que nos permita, em caso de sair do computador, só poder acessá-lo e executar ordens. como sair remotamente, assim, você tem controle sobre ele sem a necessidade de estar presente.
proteção de conta
Quanto à proteção de contas, é muito favorável saber que temos várias opções, entre as quais, fazer uso das limitações das contas, pois também é possível acessar outros computadores através da mesma rede que está sendo usada, Também podemos fazer uso do método de solicitação de senha para acessar os arquivos e também para fazer modificações nos mesmos.
Este último será de grande ajuda em todos os momentos; pois para qualquer coisa o intruso teria que digitar senhas que ele não conhece. Também devemos verificar se o histórico de atividades está ativado.
segurança do dispositivo
Em relação à segurança do dispositivo, em si podemos falar sobre a execução de políticas administrativas. Que gerem anúncios ou alertas quando algo não sai como deveria ou o usuário é bloqueado por digitar senhas erradas apenas uma vez, e pedem verificação; Em qualquer caso, podemos programar o dispositivo para ser bloqueado assim que passar um certo tempo inativo. Também devemos saber como desabilitar a área de trabalho remota no Windows, pois isso pode ser uma vulnerabilidade.
Qual é a maneira de verificar os logs?
Para acessar isso, prosseguiremos pela janela Executar, para isso pressionamos as teclas “Windows + R”, na caixa, continuamos a copiar “eventvwr” e o visualizador de eventos será executado. Agora entramos na seção “Logs do Windows”, depois vamos em “Segurança” e depois clicamos em “Filtrar log atual” e localizamos o registro “ID 4624” que se refere ao login a partir daqui podemos ver o que aconteceu em nosso ausência.
Registros de programas
Podemos acessar o registro do programa através da janela de execução pressionando Copiando “Windows + R” na caixa “regedit”. Depois disso, uma janela será aberta onde selecionaremos o editor do registro, nele veremos os programas instalados e suas funções, nisso devemos ter cuidado, pois a menor modificação pode afetar o sistema.
De itens recentes
Para ver quais elementos foram executados recentemente podemos acessar usando o atalho “Ctrl + Alt + Excluir” Ao fazer isso, uma tela como a tela de login será exibida, então passamos a escolher o “Gerenciador de tarefas” e, em seguida, faremos uma visualização dos programas que estão em execução e aqueles que já foram abertos e fechados em a guia “Histórico”. De aplicativos”