Skip to content

Como remover vírus de inicialização ou sistema de inicialização facilmente

15 de abril de 2021

Você notou que você O PC apresenta um comportamento incomum. É lento e não para de enviar mensagens de erro, então é possível que você esteja enfrentando um vírus de inicialização.

São vírus que são inseridos em setores de inicialização sistema operacional. Se você não sabe como se livrar deles, continue lendo para aprender como eliminá-los.

O que é um vírus de inicialização?

Um vírus de inicialização ou sistema de inicialização infecta o setor mestre de inicialização de um disco ou os setores de inicialização de discos. Os vírus mais avançados deste tipo podem até alcançar afetar a tabela de partição.

Como isso se espalha?

A maneira mais comum de infectar um computador com um vírus de inicialização é por meio dispositivos físicos e memórias. Discos rígidos ou unidades de armazenamento, como USB.

O dispositivo se conecta ao PC e o infecta no processo de leitura. Ele tem a capacidade de alterar o código de inicialização do sistema e ser executado assim que você ligar o PC.

Outra forma comum de infectar o PC com um vírus de inicialização é por meio de um Correio eletrônico. Em muitas ocasiões, o vírus pode enviar e-mails em massa para sua lista de contatos.

O mais perigoso sobre esse tipo de vírus é que a pessoa pode não saber que seu computador está infectado até que seja mostrado sinais de erros de sistema.

Como evitar vírus do setor de inicialização

Felizmente, a arquitetura do BIOS tem melhorado com o tempo. As estruturas mais atuais impedir a modificação de setores inicialize a partir de um disco rígido.

A recomendação inicial que é feita a qualquer usuário é ter um sistema antivírus instalado. Ele deve manter um banco de dados atualizado para detectar novas ameaças.

Como remover um vírus do sistema de inicialização?

Afetar o sistema de inicialização de um disco pode dificultar a erradicação do vírus. Em muitas ocasiões, é necessário recorrer a ações enérgicas, como fazer um formatação de baixo nível.

O melhor é esgotar todos os recursos possível eliminar o vírus antes de realizar uma ação que requer tempo ou dinheiro.

Use antivírus convencional

Use o antivírus que você instalou no seu PC. Lembra que deve estar atualizado para aumentar o grau de precisão ao fazer um diagnóstico. Se você ainda não tem, baixe o install que mais te convence.

Excluir vírus do setor de inicialização

O problema com essa opção é que muitos programas antivírus não conseguem detectar um vírus de inicialização. quer dizer que eles não reconhecem o arquivo infectado como uma ameaça, mas como parte do sistema.

É melhor realizar uma pesquisa exaustiva para escolher qual antivírus é eficaz. Você também pode tente várias alternativas, mas não tem dois antivírus instalados no sistema ao mesmo tempo. Isso seria um problema e não uma solução.

Antivírus de inicialização

O antivírus de inicialização é a melhor opção para erradicar um vírus. Não há necessidade de iniciar o sistema operacional para fazer a varredura do disco e remover um vírus.

Você pode obter um na internet e colocar a imagem ISO em uma unidade USB ou coloque em um CD. Altere as opções de inicialização para que o antivírus seja iniciado em vez do sistema operacional.

Reinstale o sistema

Existem sistemas operacionais que têm a opção de recuperar o sistema através do disco de instalação. Se for esse o seu caso, coloque o disco de instalação do sistema e ajuste as opções de inicialização.

Corrija o MBR (Registro mestre de inicialização) e reinicie o PC. Durante o processo é possível perder informações. Nesse caso, tente fazer um backup de suas informações antes de tentar reparar o sistema.

No pior caso, você terá que fazer uma formatação de baixo nível e irá apagar todas as informações do disco. Você perderá todas as informações que armazenou.

É uma solução drástica, mas a mais eficaz. Assim que o seu problema for resolvido, não se esqueça de instalar um antivírus para protegê-lo contra ameaças futuras.