Skip to content

Como relatar meu número e identidade de seguro social roubados – rápido e fácil

26 de maio de 2021

Atualmente, o roubo de identidade ou do número do seguro social é um dos crimes que está em constante aumento. Quando alguém tem seu CPF e identidade roubados, isso causa muitos problemas, como ladrões de identidade use essas informações pessoais para solicitar créditos em seu nome.

Além disso, eles usam cartões de crédito e não pagam dívidas, o que pode prejudicar seu histórico de crédito. Portanto, neste post iremos explicar Como relatar meu número de seguro social e identidade roubados.

Etapas para relatar meu número de seguro social e identidade roubados

Se o seu número de segurança social e identidade foram roubados é importante agir rapidamente para mitigar os danos. Para fazer isso, siga as seguintes etapas:

  • A primeira coisa que você deve fazer é comunicar por telefone ou e-mail ao departamento de fraude das empresas, bancos ou cooperativas de crédito nas quais você possui uma conta. Você deve explicar que seu número de segurança social e identidade foram roubados e pedir-lhe para congelar ou fechar a conta.
  • A segunda coisa que você deve fazer é entrar em contato com as três agências de crédito (Equifax, Experian, TrasUnion) e pedir que coloquem um alerta de fraude em seu histórico de crédito. Além disso, você pode verificar seu histórico de crédito online gratuitamente.

Ao colocar um alerta de fraude em seu histórico de crédito, você permite que uma empresa verifique sua identidade antes de emitir um novo crédito em seu nome. Este alerta de fraude pode permanecer ativo por um ano e pode ser renovado por até sete anos.

Bloquear ou congelar sua agência de crédito é muito diferente de um alerta de fraude. Quando você bloqueia a agência de crédito, isso permite que você restrinja o acesso às suas informações de crédito. Isso tornará mais difícil para ladrões de identidade abrir contas em seu nome. Isso não afetará sua classificação de crédito.

  • Verifique seu relatório de crédito para modificar erros e identificar se eles abriram novas contas em seu nome, notifique as agências de crédito de que você não abriu essas contas.
  • Consulte os relatórios mensais de cartões de crédito e banco para proceder à eliminação ou questionamento de encargos e dívidas que você não autorizou.
  • Considere obter um mandado para ajudá-lo a limpar sua reputação.

dois laptops encenando o roubo de dados pessoais

As leis de alguns países fornecem às vítimas de roubo de identidade a opção de receber uma ordem judicial especificando que seu número de seguro social e identidade foram roubados. Se você conseguir obter um mandado, pode apresentá-lo a empresas privadas e instituições governamentais para ajude a corrigir um registro com informações falsas e imprecisas que resultaram do furto.

Como se proteger contra roubo de identidade

Qualquer pessoa pode ser vítima de roubo de identidade, no entanto, existem algumas medidas que podemos tomar para nos proteger. Estas são algumas etapas que você pode incluir em sua vida diária para reduzir os riscos:

  • Leia os extratos bancários e do cartão de crédito com atenção e regularmente.
  • Fique atento às datas de vencimento de seus pagamentos. Se você perceber que a fatura não chega na data normal, investigue o que aconteceu.
  • Leia os resumos do seu plano de previdência social. Verifique se suas reivindicações pagas correspondem ao atendimento médico recebido.
  • Destrua qualquer documento que contenha informações pessoais ou financeiras.
  • Verifique todos os três relatórios de crédito Pelo menos uma vez por ano.

Esperamos que este post tenha sido útil para você, escreva-nos seus comentários respeitosos e lembre-se de compartilhar essas informações com sua família e amigos.