Skip to content

Como posso acessar a unidade conectada à porta USB do meu roteador

16 de maio de 2021

O Roteador, também chamado de roteador ou roteador, são aqueles dispositivos que têm a função de estabelecer o caminho para cada pacote de informação, compartilhado entre dois nós de uma rede. Além de conectar computadores juntos e permitir o acesso à Internet. E muitas vezes, conseguir que a conexão seja possível e a informação seja recebida; você precisa acessar a unidade conectada à porta USB do roteador.

No entanto, existem roteadores domésticos que oferecem operações básicas, mas também existem profissionais com funções mais avançadas e você pode pensar que eles são muito caros; no entanto, este não é o caso, eles são acessíveis como uma casa e às vezes até mais baratos.

Este último é recomendado para aqueles pais que precisam de um bom controle de uso da internet em relação aos filhos; É também uma opção para os gestores das empresas, que devem limitar a conexão às redes sociais durante o expediente.

Quais são as diferenças entre roteadores domésticos e profissionais?

Algumas diferenças entre os dois é que em profissionais, o processador é mais rápido, bem como, tem maior capacidade de memória, muitas portas e opções de programação superiores.

Além disso, você pode alocar mais largura de banda, configurar visitas na rede sem fio, proteger a rede de entrada não autorizada, distribuir a carga entre várias conexões de provedores de internet, entre outros.

Quais são os usos da porta USB do roteador?

Uma porta designa uma conexão que torna possível enviar e receber informações; USB ou Universal Serial Bus, é um tipo de porta que serve como uma interface física a partir da qual diferentes dispositivos são acessados; como celulares e computadores.

Esta porta pode ser usada para diversos fins, entre eles, conectar um dispositivo 3G ou 4G Modem para acessar a Internet, sem a necessidade de conexão ADSL ou fibra ótica. Além disso, uma impressora pode ser conectada à porta, o que é muito útil.

Porque nos oferece a possibilidade de imprimir a partir de qualquer dispositivo que faça parte da nossa rede local; Só precisamos que o roteador tenha um firmware que permite o uso do serviço “servidor de impressão”.

Também com a porta USB do roteador, você pode usar como uma unidade de armazenamento, usando o protocolo SMB (Server Message Block) com o qual arquivos e impressoras são compartilhados remotamente entre nós na mesma rede, via FTP.

Como posso acessar a unidade conectada à porta USB do meu roteador?

Para expor esta questão, deve ser esclarecido que ela será explicada com base em um roteador D-Link, modelo DIR-880L; este procedimento, você pode aplicam-se também de forma semelhante com as outras marcas e modelos de negócios.

A primeira coisa é verificar se o pendrive ou drive USB está conectado corretamente à porta USB do roteador, então você abre o navegador e você insere o URL na barra de endereço.

Este último encontra-se na etiqueta localizada na base do roteador, neste caso será http: //dlinkrouter.local ou http://192.168.0.1; mas para outros casos, o url geralmente é http://192.168.1.1

Então digite a senha, que, caso não tenha sido alterado, deve-se deixar o espaço em branco para este caso; em outros modelos, a palavra “admin” é colocada tanto para o usuário quanto para a senha; em seguida, clique em “Lon in”.

Agora o mapa aparece com todos os dispositivos conectado, clicamos no ícone “Dispositivo USB” e serão visualizadas informações detalhadas sobre a conexão e armazenamento do pendrive.

comparação de configuração entre sistemas

Saímos do navegador e vamos para a próxima rota: no Windows XP vamos para “Iniciar> Executar”, no Windows 7 vamos para “Iniciar> Todos os programas> Acessórios> Executar” e no Mac procuramos a opção “Ir> Conectar ao servidor”.

Nós terminamos digitando o url na caixa de diálogo no Windows “ 192.168.0.1” ou no Mac OSX “smb: //192.168.0.1”, e a seguir pressionamos o botão “Aceitar” ou “Conectar” conforme o caso; se nos pedirem o nome de usuário e senha, inserimos as credenciais do roteador.

Para concluir, podemos dizer que conectar uma unidade USB ao nosso roteador é útil para armazenar, visualizar e editar arquivos comuns para todas as pessoas da mesma rede; Isso facilita nossas atividades diárias e evita a duplicação de arquivos.