Skip to content

Como permitir que o Google Chrome substitua os arquivos baixados em arquivos existentes

5 de maio de 2021

Os computadores permaneceram ferramentas extremamente importantes nesta era repleta de tecnologia. Além de consultar informações, eles nos permitem fazer download de conteúdo. Mas, às vezes, não é irritante ter várias versões do mesmo arquivo? Como permitir que o Google Chrome substitua os arquivos baixados?

Esta é a pergunta que muitos usuários do navegador mais popular do mundo se fazem. E para responder a isso, é necessário dar uma olhada em seus recursos e opções. Podemos começar?

O que é Google Chrome?

O fato de este artigo ter como objetivo falar sobre o Google Chrome não é mera coincidência. Este navegador, desenvolvido pelo Google, foi lançado em 2 de setembro de 2008. Definitivamente viria para mudar o mundo.

As recursos e facilidade de uso foi o que rapidamente classificou o Google Chrome como um dos melhores. Nos últimos dez anos, manteve-se na primeira posição dos navegadores mais usados ​​no mundo. Os números do Google Chrome são simplesmente abismais.

Popularidade incrível

Um dos segredos do seu sucesso é a versatilidade. E é que o Google Chrome é disponível para computadores e dispositivos móveis. Smartphone ou Tablet com sistema operacional Android, defina-o como o navegador padrão.

Isso é o que fez o navegador ter mais de 900 milhões de usuários. E não só isso! Entre a enorme lista de navegadores, o Net Market Share classifica o Chrome em primeiro lugar com 69,28%. E o segundo? Microsoft Windows Edge com 7,75% e Mozilla Firefox em terceiro com 7,48% em terceiro lugar.

Sua popularidade vem crescendo, principalmente devido às suas características. Você não só pode permitir que o Google Chrome sobrescreva os arquivos baixados, mas também pode fazer outras coisas.

Por um lado, existem listas negras. Esta é uma função simplesmente extraordinária para otimizar a segurança do navegador. Funciona essencialmente em sites onde há riscos de roubo de identidade ou que pode conter software malicioso que você deve evitar.

Downloads e extensões

Como qualquer outro navegador, o Google Chrome possui uma ampla gama de extensões que ajudam a melhorar seu desempenho e velocidade. Além disso, graças a essas extensões, é possível adicionar novas funcionalidades e personalizar o navegador.

Salve senhas, bloqueie anúncios, traduza textos, adicione temas ou planos de fundo e muito mais. As extensões têm sido, sem dúvida, uma das características mais marcantes do Google Chrome.

Os downloads, é claro, não passam despercebidos. Em seu computador ou dispositivo móvel, o Chrome criará uma pasta de downloads. Todos os arquivos, programas e vídeos adquiridos de outros servidores ou plataformas estarão localizados lá.

Como permitir que o Google Chrome substitua os arquivos baixados?

Agora, há um detalhe que costuma incomodar muitos usuários. Certamente terá acontecido com você que baixe o mesmo arquivo várias vezes. É o mesmo no sentido de que tanto seu nome quanto seu formato permanecem, mas seu conteúdo pode variar.

Nesse tipo de caso, o Google Chrome, para diferenciar os arquivos, baixa-os com uma enumeração. Dessa forma, se você baixar o mesmo arquivo, o primeiro aparecerá com o nome original. Mas a partir do segundo, começarão a aparecer, ao final do nome, números entre parênteses assim:

  • Arquivo original:
  • Arquivos duplicados:
    • Veja como se faz (1).
    • Veja como se faz (2).
    • Veja como é feito (3).

É possível reverter essa situação?

Se você deseja impedir que o Google Chrome baixe esses tipos de arquivos duplicados, você precisará baixar e instalar uma extensão. A extensão recomendada para este tipo de caso é Sobrescrever downloads. Para localizá-lo e instalá-lo, você deve fazer o seguinte:

  1. Abra uma nova guia no Google Chrome.
  2. Acesse a Chrome Web Store.
  3. Procure a extensão mencionada.
  4. Clique em “Adicionar ao Chrome”.

extensão de downloads sobrescrever

Agora você pode começar a baixar!

Com esses passos simples, resta você testar a extensão baixando o mesmo arquivo em diferentes ocasiões. Você verificará se a versão mais recente do arquivo baixado sempre será mantida. Diga adeus, finalmente, aos irritantes arquivos duplicados. Você não adora permitir que o Google Chrome substitua os arquivos baixados?