Skip to content

Como pagar um cartão de crédito se não tenho dinheiro ou trabalho, o que acontece se não pagar e consequências

27 de abril de 2021

Ao adquirir um cartão de crédito, independentemente do banco emissor, você estará imediatamente ter uma certa quantia de dinheiro que o mesmo banco autorizou para você usar, mesmo sem ter essa quantia em seu poder no momento de gastá-la.

Há certas coisas que você deve saber antes de tirar um cartão de crédito pela primeira vez. Além disso, você deve levar em conta as vantagens e desvantagens de um cartão de crédito.

É assim que o crédito dos nossos cartões funcionaBasicamente, o banco nos empresta dinheiro para que possamos aproveitá-lo e depois devolvê-lo com um percentual de juros. Este percentual é estabelecido no momento da solicitação deste cartão, embora existam bancos que possuem um percentual fixo.

Ao ter um cartão de crédito, deve-se ter em mente que não é uma boa ideia abusar dele, pois o valor que o banco irá cobrar a título de juros pode aumentar devido a algumas altercações, como atrasos de pagamento ou saques a descoberto deste.

A linha de crédito desses cartões é renovada toda vez que você decidir cancelar completamente o dívida anterior. É muito importante que esteja atento e realista na hora de utilizá-lo, pois o cheque especial e os atrasos nos pagamentos acarretam em certas consequências que explicaremos mais tarde.

Como você paga por um cartão de crédito?

Para cancelar sua dívida de cartão de crédito, você deve ter conhecimento sobre o que o seu datas de pagamento e suas datas limite. As datas de pagamento são aquelas que o banco estabelece como prazo para que você cancele parte de sua dívida ou ela esteja completa, e a data limite é aquela que o banco marca como o término de um período de uso do cartão, a partir daí, uma nova conta começa.

É recomendável que você pague sua dívida integralmente e dentro do prazo, para evitar a geração de juros adicionais por atraso. Uma forma muito eficaz e rápida de pagar dívidas com cartão de crédito é através transferências de saldo que você faz de uma de suas contas para o cartão de crédito adicionado em suas opções.

Você também pode fazer pagamentos por meio do bilheteria do banco emissor do seu cartão de crédito, isso pode ser feito em dinheiro ou cheque assinado. Outra opção muito utilizada hoje e talvez a mais prática, é por meio do site do banco que emitiu o cartão de crédito. Para isso, é muito benéfico ter uma conta bancária de poupança.

E se eu não tiver dinheiro ou trabalho para pagar um cartão de crédito?

Nesse momento, seria muito útil se você tivesse uma conta poupança em um banco. A realidade é que se você não pagar as dívidas que tem com o banco para o seu cartão de crédito, elas simplesmente continuarão lá ou não, aumentará de valor já que podem cobrar juros pelo atraso no cancelamento de suas dívidas.

A melhor coisa que você pode fazer nesses casos é ir a uma operadora ou executivo do banco emissor do cartão, ele irá orientá-lo sobre as formas e opções que você tem para saldar sua dívida. Depois disso, você deve parar de gastar com seu cartão de crédito, caso contrário, sua dívida continuará a aumentar cada vez mais.

Actualmente existem páginas na Internet preparadas para o ajudar a quitar as suas dívidas, nomeadamente as dos cartões de crédito, é aconselhável conhecer este método. No caso mais extremo, você poderia ir a um credor, familiar ou amigo que oferece uma taxa de juros baixa para quitar sua dívida com o banco.

homem e mulher preocupados

Consequências de não pagar um cartão de crédito?

As consequências de não pagar uma dívida no seu cartão de crédito eles realmente são um pesadelo. Pois bem, o banco vai começar a te procurar intensamente e a fazer perguntas sobre quando vai pagar, depois de um tempo ele vai ter o direito de vender a dívida que você tem para uma agência de cobrança.

Estes serão os responsáveis ​​pelo pagamento dessa dívida, podem assediá-lo e até ameaçá-lo, embora isso não seja legal, até atingir seu objetivo. O mesmo pode prejudicar seu histórico de crédito, o que implica que outros bancos certamente não desejarão conceder mais créditos em seu nome.