Skip to content

Como mover arquivos da memória interna ou do telefone para o cartão SD no Android

19 de maio de 2021

O sistema operacional Android está presente em uma imensa variedade de dispositivos móveis e tablets. Muitos deles são de gama baixa a média e têm pouco espaço de armazenamento interno, portanto, você pode rapidamente ficar sem espaço disponível. Se você tem memória expansível, neste artigo explicamos como mover arquivos da memória interna ou telefone para cartão SD no Android.

Embora seja verdade que podemos liberar espaço de armazenamento interno no Android, seja excluindo aplicativos de fábrica ou a memória cache, isso não é sustentável a longo prazo. É por isso que recomendamos que você continue lendo este post para aprender uma maneira mais eficaz de liberar memória interna no Android.

Por que mover arquivos da memória interna para o cartão SD?

A maioria dos dispositivos Android tem um slot de expansão de memória (para colocar um cartão SD), mas nem sempre está incluído no equipamento quando o compramos. Como as capacidades de memória interna variam de 8 a 16 GB, muitas vezes não vemos a necessidade de comprar um cartão SD Acreditamos que o dispositivo deve ser mais do que suficiente.

No entanto, aplicativos que baixamos em nosso dispositivo, eles estão ficando mais pesados e ocupam mais espaço de memória devido aos requisitos que solicitam. Por outro lado, provavelmente você é um daqueles usuários que gosta de fazer fotos e vídeos de qualidade, o que gera arquivos que ocupam muito espaço. E se você gosta de ouvir boa música, você quer centenas ou milhares de músicas.

Por essas e outras razões, a memória interna do telefone ou dispositivo pode se encher rapidamente, então é uma boa ideia usar o cartão MicroSD como memória interna, de modo que a irritante notificação: “memória interna quase cheia” não apareça mais. Anote e aprenda como mover arquivos da memória interna para o cartão SD no Android.

Etapas para mover arquivos da memória interna para o cartão SD

A primeira coisa que você deve saber antes de comprar um cartão SD é se o seu dispositivo possui um slot para cartões de memória externos e qual é a maior capacidade que ele pode suportar. Pode variar entre 8, 16 32, 64 ou 128 GB nos modelos mais comuns. Verifique o manual do fabricante ou google para descobrir as especificações do seu telefone.

Depois de inserir o cartão SD apropriado no telefone, você pode começar a passar arquivos e aplicativos da memória interna para a externa, para fazer isso, siga as etapas abaixo.

Mova aplicativos da memória interna para o cartão SD

  • Você deve ir para as configurações do dispositivo ou seção de configuração.
  • Selecione a opção de armazenamento.
  • Em seguida, vá para o armazenamento interno ou a memória do dispositivo.
  • Em seguida, procure a opção de aplicativos.
  • Cada um dos aplicativos instalados na memória interna aparecerá e ao pressioná-los verá várias opções, uma delas dirá “mover para SD”. Ao pressionar este botão, a aplicação do memória interna para cartão SD. Ao final do processo, você deve repeti-lo para cada aplicação.
  • Quando não for possível transferir o aplicativo para o cartão SD (pelas configurações de fábrica), a opção “mover para SD“não será selecionável.
  • Para garantir que os próximos aplicativos sejam instalados no cartão SD, confirme se na seção de configuração e armazenamento o cartão SD está selecionado como a memória de armazenamento principal.

menu de configuração

Este método é o mesmo para todas as versões do Android, com pequenas variações e utiliza recursos próprios do dispositivo. Em alguns casos, uma lista suspensa pode aparecer com os aplicativos disponíveis que não foram movidos para o cartão SD e que podem ser movidos. Existem também aplicativos na Playstore que facilitam o processo de movimentação de aplicativos entre as memórias.

Mova arquivos da memória interna para o cartão SD

É possível mover todos os tipos de arquivos da memória interna para o cartão SD. A coisa mais fácil de fazer é usar um gerenciador de arquivos. Com este aplicativo você pode visualizar o que está salvo na memória interna e no SD e copiar entre um e outro. Também pode utilizar o PC e, a partir daí, visualizar o que está guardado nos cartões, para poder copiar entre eles.

O mais recomendado é copie as pastas da memória interna exatamente da mesma forma no cartão SD, para evitar problemas de compatibilidade. Seguindo essas etapas, você reduzirá os problemas de falta de armazenamento.