Skip to content

Como montar um bom computador ou PC por peças e configurá-lo a partir de 0? – Passo a passo (exemplo)

17 de abril de 2021

A seguir, Mostraremos como montar um bom computador ou PC por peças e configurá-lo a partir de 0. Para explicar todo este processo de forma ordenada, dividiremos este artigo em partes.

Como montar um bom computador ou PC por peças de 0

A primeira coisa é ter todos os componentes e ferramentas o que você vai usar. As ferramentas de que você precisa são as seguintes:

  • Chave de fenda cruzada.
  • Tesoura.
  • Pinças.

Você escolhe os componentes adicionais que irão integrar o seu computador. Isso vai depender do uso que você vai dar a ele; por exemplo, se quiser se conectar à Internet sem fio, você precisará instalar uma placa de rede. No entanto, as peças básicas que constituem cada computador são:

  • Gabinete ou chassi.
  • Placa-mãe ou placa-mãe.
  • Processador.
  • Dissipador de calor.
  • Memória RAM.
  • Disco rígido.
  • Fonte de poder.

Montando a placa-mãe ou placa-mãe

Para manipulação dos componentes, recomendamos o uso de pulseira antiestática, pois qualquer descarga deste tipo pode dano irreparável algum componente. O primeiro passo é trabalhar na placa-mãe, e é muito importante que você escolha o melhor tipo de placa-mãe para o seu computador. Para fazer isso, coloque-o sobre uma superfície não condutora.

Na parte central da placa-mãe há uma moldura quadrada. Lá se vai o processador. Para instalá-lo, retire a embalagem que o protege e manuseie-o pelas bordas, sem tocar em nenhum dos pinos ou contatos. O processador e a placa-mãe têm uma marca em um de seus cantos que indica a posição em que ele vai. Para instalá-lo corretamente, você terá que combiná-los. Levante a trava da placa, coloque o processador e prenda-o novamente.

Mais tarde, conecte as memórias RAM em seus respectivos lugares. Consulte o manual de sua placa para certificar-se de conectá-la da maneira que ofereça a maior eficiência, levando em consideração que posteriormente você poderá trocar os módulos da memória RAM para o seu PC. Levante as travas e empurre-as até ouvir um clique. Certifique-se de que a placa seja compatível com a RAM. Por exemplo, uma RAM DDR3 não se encaixa em um conector do tipo DDR4, mas DDR3.

Em seguida, remova os parafusos que prendem o dissipador de calor. Aplique pasta térmica em cima do processador (a quantidade que lembra um grão de arroz).

Em seguida, prenda o dissipador de calor com os parafusos; Aperte-os uniformemente, formando um X e sem aplicar muita força ao parar de girar. Finalmente, conecte este componente à placa no soquete identificado como VENTILADOR DA CPU.

Conjunto de gabinete ou chassi

Primeiro, coloque a placa protetora que a placa-mãe veio de fábrica. Pressione e instale de dentro para fora.

O passo seguinte ele irá instalar a placa-mãe no gabinete. Para fazer isso, coloque-o sobre uma superfície plana e combine as portas com a placa de proteção. Se o chassi tiver pinos para posicionar a placa, basta colocá-la sobre eles e aparafusá-la com cuidado.

Monte o chassi no PC

Caso não os tenha, será necessário instalar os tarugos ou parafusos duplos. Observe o layout da placa e do chassi e aparafuse a placa ao gabinete.

Agora é a hora de colocar a fonte de alimentação. Deve ser colocado de forma que o ventilador fique voltado para fora para tirar o calor. Esta etapa é muito importante, porque se você fizer algo errado, pode ser necessário instalar mais tarde uma ventoinha extra no seu PC. Aperte bem para que não se mova.

Por fim, você deve instalar as ventoinhas que o chassi traz. Eles têm uma seta que indica a direção do fluxo de ar. Pode haver eles para deixar entrar ar frio ou para tirar o ar quente.

Interconexão de todas as peças de hardware

Agora é a hora de interconectar todos os componentes. A primeira coisa é conectar os indicadores de status (aqueles que indicam que o PC está ligado e o disco rígido está funcionando). Para fazer isso, siga as instruções no manual da placa-mãe e conecte todos os plugues correspondentes na seção Painel F.

Em seguida, conecte as portas USB, o que permitirá as conexões na parte frontal. Em seguida, conecte o cabo correspondente na tomada Áudio F. Agora é hora de conectar os fãs. Você pode fazer isso em qualquer conector identificado como Ventilador CYS. Em seguida, conecte os discos rígidos (mecânicos ou rígidos) e aparafuse-os no chassi.

Por fim, faça todas as respectivas conexões na fonte de alimentação e interconecte os discos rígidos com a placa-mãe através dos cabos SATA.

Ao finalizar, peça os cabos da melhor forma possível. Dessa forma, se você fizer qualquer outra alteração no futuro, poderá fazê-lo confortavelmente.