Skip to content

Como modificar o espaço reservado para a lixeira

22 de abril de 2021

O espaço de armazenamento em um computador é um aspecto extremamente importante dele. Além do fato óbvio de que, se você ocupar muito espaço, não terá o suficiente para baixar coisas novas para um computador; Há o fato de que o computador também fica lento devido ao uso de um programa que ocupa grande parte da memória, além de que se torna menos confiável à medida que você o preenche com arquivos.

E, para controlar isso, todo computador vem com uma ferramenta muito eficaz: a lixeira. Por meio de uma lixeira, você pode dar a ele o luxo de apagar uma grande quantidade de arquivos. Todos os arquivos inúteis, como imagens ou vídeos que você baixou e não usa ou não vai usar novamente, podem ir diretamente para o cesto de lixo reciclando.

E, além disso, por meio da lixeira, você tem o luxo de poder restaurar o que excluiu. Muitas vezes podemos excluir algo acidentalmente, mas quando isso acontece, podemos ir para a lixeira e restaurá-lo em seu lugar original. Ao mesmo tempo, você tem a opção de excluir permanentemente os arquivos da lixeira.

Felizmente, o sistema Windows de hoje é pensado na experiência do usuário e em como torná-la muito mais fácil e confortável.

É por isso que a Lixeira do Windows também se tornou mais conveniente de usar, a ponto de ter a opção de atribuir um espaço específico dentro de nosso disco rígido. Por isso é importante que você saiba o tamanho da lixeira do seu pc.

Portanto, se você tende a trabalhar com arquivos muito grandes, ou apenas deseja lidar melhor com a quantidade de arquivos que podem ou não acabar ali, pode facilmente alterar o espaço reservado com o seguinte tutorial.

Alterando o espaço da lixeira

Se você está em Windows 7, 8, 10 ou outro, o processo de troca do espaço reservado para a lixeira é o mesmo, e de fato muito simples. Além disso, é totalmente reversível, por isso, se quiser alterá-lo, terá sempre a liberdade para o fazer. Para fazer isso, você deve seguir as seguintes etapas:

  • Primeiro, você deve ir para o ícone do caixote de reciclagem. Isso geralmente pode ser encontrado na área de trabalho do sistema e, se você não tiver muito conhecimento sobre isso, estará na forma de uma pequena lata de lixo.
  • Você deve direcionar o cursor sobre este ícone e clicar com o botão direito para ver as diferentes opções. Entre eles, você verá a opção Propriedades. Clique nisso.
  • A seguir, será aberta uma janela onde você pode ver diferentes opções sobre a lixeira. Mas, por enquanto, você deve se certificar de que está alocando espaço para o disco rígido correto, caso tenha vários no mesmo computador.
  • Agora, abaixo disso, você verá um campo com vários números. Esses números são o espaço alocado para a lixeira em MB. Você apenas tem que clicar nele e modificá-lo como achar melhor. Você só tem que lembrar que cada 1024 MB é um GB. Clique em aceitar quando terminar.

deletar janelas de comentários

Excluindo arquivos diretamente

Dentro das mesmas opções que ilustramos anteriormente, você pode ativar uma opção sempre que quiser deletar um arquivo de sistema, ele não vai para a lixeira, mas é excluído permanentemente.

Se isso é algo que o beneficia de alguma forma, você só precisa voltar às Propriedades da Lixeira e ir para a opção que diz “Não mova os arquivos para a lixeira. Remova os arquivos diretamente após a exclusão ”.

Nesta opção, basta clicar na caixa ao lado dela para ativá-la e pronto. Você não terá mais que se preocupar com caixa de papel reciclagem e os arquivos que estão nela.