Skip to content

Como mesclar partições no assistente de partição AOMEI passo a passo (exemplo)

16 de abril de 2021

Por meio do tutorial a seguir, vamos ensinar a você como mesclar partições no AOMEI Partition Assistant passo a passo. Desta forma, você pode distribuir melhor o armazenamento em seu computador.

Combine partições e itens a serem considerados

As partições do disco rígido podem ser muito úteis, especialmente se você quiser formate o seu computador. Em todo caso, muitas vezes a divisão realizada em nossos discos rígidos não é das melhores. É por isso que as ferramentas de mesclagem devem ser usadas.

Quando falamos sobre a fusão de partições, estamos nos referindo especificamente à associação de partições pertencentes a um disco, o que é útil caso você queira mostrar apenas uma unidade de disco. armazenar. Além disso, as divisões feitas em seus discos rígidos podem ser melhor distribuídas.

Coisas a considerar antes de mesclar partições

A fusão ou união de duas partições em um disco rígido tem vários utilitários. Em qualquer caso, deve-se levar em consideração alguns aspectos antes de iniciar o processo, desta forma você terá seu computador pronto para iniciar a operação.

  • As partições devem pertencer ao mesmo disco rígido: para fundir duas partições, é absolutamente necessário que pertençam ao mesmo disco rígido. Na verdade, partição refere-se apenas às partições de uma unidade de armazenamento específica, portanto, não é possível unir partições de discos diferentes.
  • As partições devem ter o mesmo sistema de arquivos: Não é possível unir duas partições com sistemas de arquivos diferentes, se for esse o caso, a primeira coisa que você deve fazer é converter o sistema de arquivos de uma dessas unidades.

Como mesclar partições no AOMEI Partition Assistant passo a passo

Caso você queira mesclar duas partições, a ferramenta AOMEI Partition Assistant é uma das melhores opções disponíveis. Este processo pode ser feito com muita facilidade e geralmente leva pouco tempo, basta seguir as instruções abaixo

  1. A primeira coisa que você deve fazer é abrir a ferramenta Assistente de partição AOMEI. Caso você não tenha o aplicativo, poderá obtê-lo por meio de sua página oficial.
  2. Depois de abrir o aplicativo, você notará que todas as unidades de armazenamento disponíveis em seu computador são exibidas na tela.
  3. Localize o disco rígido no qual você possui as partições que deseja mesclar. É importante que você se lembre do número do disco rígido.
  4. No lado esquerdo da tela estará a seção de opções de partição. Aqui você deve clicar em “Mesclar partições”.
  5. Ao fazer o acima, a janela de opções “Mesclar partições” será exibida, na parte superior você deve selecionar o disco. Observe que é a unidade na qual você fará as alterações.
  6. Na parte inferior serão mostradas as partições pertencentes ao referido disco rígido, selecione aquelas que deseja fundir. É importante que ambos estejam no mesmo sistema de arquivos, caso não estejam, você terá que mudar de FAT32 para NTFS ou vice-versa antes junte-se às partições. Além disso, você pode converter partições de FAT32 em NTFS a partir da partição AOMEI posteriormente, se necessário.
  7. Abaixo e à direita, a partição que permanecerá e sua letra, selecione aquela que deseja que apareça após a fusão. Depois disso, clique na opção “Aceitar”.

Laptop na mesa

Inicie o processo de mesclagem de partição no AOMEI Partition Assistant

  1. É hora de iniciar o processo, para isso vá ao canto superior esquerdo da tela e clique no botão “Aplicar”. Na tela “Operações Pendentes” verifiquei que toda a configuração está correta, após clicar em “Continuar”.
  2. No caso de você pedir confirmação para reinicie o disco rígido, clique na opção “Sim”, aguarde até que o processo de unificação das partições seja finalizado. Quando o procedimento for concluído, o AOMEI Partition Assistant irá notificá-lo e você poderá usar o disco rígido no qual as operações foram realizadas. Se desejar, você pode excluir uma partição do seu disco rígido do Windows sempre que desejar.