Skip to content

Como localizar uma escritura de minha propriedade ou casa e obter uma cópia se eu a perdi ou não a tenho

29 de maio de 2021

Uma das vantagens de comprar um apartamento, casa ou qualquer imóvel em vez de arrendar é que além de ser uma das melhores opções para investir o seu dinheiro, poderá ter acesso às escrituras do imóvel. Mas, se você perdeu este documento inestimável, você precisa continuar lendo o Como localizar uma escritura de minha propriedade ou casa e obter uma cópia se eu a perdi ou não a tenho.

Como localizar uma escritura de minha propriedade ou casa e obter uma cópia se eu a perdi ou não a tenho

É sabido que, ao ser assinada a escritura de uma casa ou outro bem, o notário entrega uma cópia do documento, mas que tem a mesma validade do documento original.

Então, obviamente, a primeira coisa a fazer para recuperar a escritura de sua propriedade é ir ao notário, como se a propriedade pertencesse a um parente falecido e você não soubesse onde está a escritura da casa.

É interessante e até benéfico que, de fato, a escritura de propriedade original esteja sob custódia do Notário, a fim de protegê-la de manipulações e falsificações.

Isto é algo vantajoso porque como responsabilidade dos cartórios é ter a escritura original sob sua proteção, dando segurança jurídica aos titulares, pois sempre que necessitarem podem solicitar cópia.

Como devo solicitar as ações que perdi?

Para obter uma cópia das escrituras perdidas, basta dirigir-se ao cartório que formalizou o processo de compra do imóvel, facilitando o data do protocolo e a data de assinatura.

Feito desta forma, é mais fácil para o notário localizar rapidamente as escrituras da sua propriedade ou casa e dar-lhe uma cópia desses documentos. Quando você estiver no notário, você pode solicitar dois tipos diferentes de cópias da escritura: a primeira é a via autorizada, que tem a mesma validade do original por possuir a assinatura do cartório.

O outro tipo de cópia é a cópia simples, que não tem o mesmo valor da escritura original porque não tem a assinatura do cartório, mas da mesma forma serve para efetuar vários procedimentos sem problemas.

Um aspecto que vale a pena observar é que a cópia licenciada e a cópia simples diferem no preço, enquanto na cópia licenciada o preço disso dependerá de quanto tempo o documento é. Depende também da idade do documento, pois alguns notários cobram uma taxa adicional anualmente pela guarda de documentos com muitos anos.

Desvantagens ao solicitar uma cópia das escrituras de uma propriedade

Perdi a escritura da minha propriedade e não me lembro quando a assinei

Se você leu bem o que mencionamos alguns parágrafos atrás, para obter uma cópia da escritura do notário, você deve fornecer a data em que assinou o documento.

Caso você não se lembre quando o assinou, você tem pelo menos duas opções que o ajudarão a resolver este grande problema:

  • Se a escritura estiver registrada no Registro da propriedadeVocê só terá que pedir uma cópia simples, pois ela informa em que data você assinou e quem foi o tabelião que esteve presente durante o processo. Para obter esta cópia, pode fazê-lo pessoalmente no Cartório de Registro de Imóveis, que é mais barato, ou fazendo o procedimento online, que é mais caro porém mais conveniente.

Cópia de pedido de tabelião público de escrituras de propriedade

  • Se a escritura não foi registrada no Cartório de Registro de Imóveis, dificulta o processo, pois o Cartório Notarial implementa um sistema de estoque e utiliza um sistema de controle de estoque onde sem a data exata da assinatura é quase impossível que o cartório o encontre; a única coisa que você pode fazer é facilitar um data aproximada que você lembra.

Perdi a escritura e o cartório não trabalha mais no cartório

Se o tabelião que guardou suas escrituras não está mais no Tabelião ou não trabalha mais lá, não se preocupe, seus documentos estão seguros porque ficam no Tabelião onde você os assinou e você só é designado outro tabelião.