Skip to content

Como listar todas as combinações com a função COMBINAT no Excel (exemplo)

15 de junho de 2021

O Excel possui uma grande variedade de funções para obter resultados que são muito úteis na área de matemática e finanças para citar apenas duas categorias. Por este motivo, recomendamos que você instale o Microsoft Office e leia este artigo com o qual você aprenderá Como listar todas as combinações com a função COMBINAT no Excel

O que é uma combinação?

Provavelmente, uma combinação é uma técnica de contagem usada para obtenha o número de grupos de elementos que pode ser obtido de um conjunto. É importante notar que os elementos não se repetem, a ordem não importa e valores numéricos ou caracteres podem ser usados ​​e são expressos pela fórmula C n, k = n! / (nk)! * k!

A função COMBINAT no Excel

A função COMBINAT é uma fórmula do Excel que permite obter o número de combinações para um conjunto de itens. Desta forma, a função COMBINAT do Excel fornece o número total de grupos que podem ser obtidos a partir de um determinado número de itens.

A função COMBINAT no Excel só suporta valores numéricos e se o texto for incluído nas células que serão os argumentos da fórmula, um resultado truncado será obtido e a saída #VALUE! Se algum dos argumentos contiver um valor menor que 0, a função retornará o erro #NUM!

Como listar todas as combinações com a função COMBINAT no Excel

Se quiser listar todas as combinações com a função COMBINAT no Excel é necessário conheça a sintaxe que requer esta fórmula e aplica um procedimento adicional caso a lista de grupos inclua texto em vez de valores numéricos.

Qual é a sintaxe da função COMBINAT no Excel?

A sintaxe da função COMBINAT no Excel inclui dois argumentos. O primeiro argumento se refere ao número total de elementos e o segundo se refere ao número de elementos permitidos em cada combinação. Ambos os argumentos são obrigatórios e são expressos da seguinte forma: = COMBINAT (número, tamanho)

Liste o número de combinações possíveis com a função COMBINAT no Excel

Para listar o número de combinações possíveis usando a função COMBINAT no Excel, você deve insira uma lista de itens que será usado como um intervalo de células. Suponha que você tenha uma lista de oito alunos e queira agrupá-los em pares. Para ver a lista de todas as combinações possíveis, precisaremos da função COMBINAT.

Escreva o nome de cada aluno de A1 a A8. Para fazer isso, você pode criar uma tabela dinâmica. Acesse a barra de fórmulas e selecione a categoria “Matemática e trigonometria”. Localize a função COMBINAT e pressione “OK”. Em “Número” pressione o ícone de seta vermelha para selecionar a faixa A1: A8 e em “Tamanho” digite 2 e pressione “OK”.

Liste todas as combinações com a função COMBINAT no Excel

Se você precisar listar todas as combinações com o Função COMBINAT no Excel você precisa criar uma macro para executar o procedimento. Para fazer isso, divida os nomes em duas colunas (A e B) e pressione “Alt + F11”. Desta forma, você acessará o editor do Visual Basic. Em seguida, clique em “Inserir” e em “Módulo”.

trabalhador de escritório

Lá, cole as seguintes linhas de código para que você possa visualizar as combinações (você deve ter em mente que os pontos no início de cada linha não vão no código):

  • Sub combina ()
  • Dim i As Integer, j As Integer, LastRA As Integer, LastRB As Integer, Aux As Integer
  • Aux = 1
  • LastRA = Range (“A4”). End (xlUp) .Row
  • LastRB = Range (“B4”). End (xlUp) .Row
  • Para i = 1 até o LastRA
  • Para j = 1 até o últimoRB
  • Faixa (“C” e Aux) = Faixa (“A” e i) e Faixa (“B” e j)
  • Aux = Aux + 1
  • Próximo j
  • Proximo eu
  • End Sub

Como funciona a macro para realizar a fusão

Para que a combinação seja realizada, deve-se indicar que de um total de “n” elementos (8 nomes de alunos) é possível obter grupos de elementos sem repetição e sem levar em conta a ordem em que aparecem.

Ao selecionar a faixa ou o conjunto de elementos, a coluna “C” obterá as combinações possíveis por meio de um caminho de dois laços para as colunas A e B. É conveniente destacar que se você decidiu baixar e instalar o LibreOffice em seu computador , você não poderá desenvolver a macro, uma vez que este software não é compatível com os aplicativos do Visual Basic.